Domingo, 18 de Novembro de 2018

Araguaia - Uma terra de 250 mil votos sem nenhuma representação e força politica




COMPARTILHE

O lendário Siqueira Campos, criador do estado do Tocantins e por inúmeras vezes líder maior daquele estado, esteve em São Félix do Araguaia no ano de 2012,  para um encontro com o então governador de Mato Grosso, Silval Barbosa. Na oportunidade ele fez um discurso técnico e emotivo, típico dos grandes políticos brasileiros.

Em determinado momento disse: “Ninguém sabe o que o calado quer”, pedindo que a população local aproveitasse a presença política no município para conversar, dialogar e esquecessem da timidez diante das autoridades. “Nos encarem como servidores públicos”. Independente de ideologias partidárias as palavras de Siqueira são verdade, que muitas vezes se distanciam da realidade e o Araguaia sofre desta síndrome.

Já foram muitas as tentativas de mudar, sem sucesso. De todas as oito micro-regiões de Mato Grosso a Norte Araguaia é a única que nunca conseguiu, por exemplo, eleger um deputado estadual que tenha residência em uma de suas cidades.

A história trouxe verdadeiros migrantes que adotaram os votos e as responsabilidades pela região, porem eles são poucos, vale lembrar alguns: Humberto Bosaípo natural de Barra do Garças, Carlos Bezerra de Rondonópolis e Baiano Filho de Sinop. Não cabe a este texto questionar o trabalho político de nenhum deles, pelo contrário, mas é fato o Araguaia precisar aumentar sua voz, o que não é bairrismo e sim regionalismo.

Hoje a região tem eleitores suficientes para eleger 04 representantes para a Assembleia e 02 para a Câmara dos Deputados. Confresa, por exemplo, tem 18.703 eleitores segundo a Justiça Eleitoral. No Norte Araguaia é a que conta com o maior número de eleitores, mas outros municípios, contam com números expressivos para a realidade de Mato Grosso. Barra do Garças: com 43.161 eleitores sofre com uma divisão provocada por acordos de políticos locais com políticos de outras regiões.

Vila Rica é outro por exemplo, tem 13.220 eleitores e Água Boa 16.908. Estas cidades sozinhas são capazes de dar votos suficientes para a conquista de duas cadeiras da Assembleia Legislativa. Mas na prática as coisas são bem diferentes, primeiro, boa parte não comparece pra votar e quem vai, até hoje, divide os votos.

Mas por quê? Talvez aqueles que assumiram a responsabilidade não carregavam em si as características necessárias para unir a região. Mas quais seriam elas? História, trabalho e resultados.

A intenção deste texto não é defender nome, mas apontar a necessidade. A região conta com grandes políticos e tem votos necessários para eleger seus representantes. Vamos aos números de todos os municípios do Araguaia, de Alto Taquari fronteira com Mato Grosso do Sul até Vila Rica no sul do Pará.

Alto Taquari: 6.890

Alto Araguaia: 12.160

Alto Garças: 7.323

Araguainha: 948

Ribeirãozinho: 1.936

Torixoréu: 3.087

Portal do Araguaia: 5.002

General Carneiro: 3.919

Barra do Garças: 43.161

Araguaiana: 2.839

Nova Xavantina: 15.078

Água Boa: 16.908

Cocalinho: 4.341

Canarana: 14.744

Ribeirão Cascalheira: 6.658

Querência: 12.073

Alto Boa Vista: 3.605

Querência: 12.073

Campinápolis: 9.496

Serra Nova Dourada: 1.379

Bom Jesus do Araguaia: 4.633

Novo Santo Antônio: 1.701

Luciara: 1.946

São Félix do Araguaia: 7.063

Canabrava do Norte: 3.791

Porto Alegre do Norte: 7.403

Confresa: 18.703

Santa Terezinha: 4.894

São José do Xingu: 4.343

Santa Cruz do Xingu: 1.571

Vila Rica: 13.220

Estes são números da Justiça Eleitoral, atualizados em Julho de 2018. Ao todo a região do Araguaia conta com 252.888 mil eleitores para o pleito deste ano. Janaina Riva, por exemplo, foi uma das mais votadas nas eleições de 2014 com mais de 45 mil votos, Silvano Amaral conquistou uma cadeira na Assembleia com pouco mais de 15 mil votos.

Parece praxe, mas por mais bem intencionados os políticos que estão no poder hoje sejam, eles não vivem os problemas da nossa região. E eles não são poucos, faltam leitos de hospital, falta asfalto nas rodovias estaduais e federais, faltam pontes para escoar uma das maiores produções de grãos do estado e a que mais cresce, falta energia elétrica para a instalação de indústrias.

Jovens precisam de empregos e oportunidades, universidades. A maioria dos moradores da região escolheu e foi abençoada por ela. Poucos tem o privilégio de um por do sol tão lindo, poucos podem ficar diante de uma obra tão linda como o Araguaia, quase nenhum lugar tem as potencialidades climáticas para o cultivo de lavouras como aqui.

Talvez nenhum lugar do mundo guarde tantas riquezas culturais como o parque do Xingu. Precisamos nos conhecer, conhecer nossa região e assumirmos nossa responsabilidade diante dela.


Autor:Evandro Carlos e Pedro Couto


COMENTÁRIOS:

Notice: Undefined index: envio in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 201
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia


Notice: Undefined variable: rsDestaque1 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 325

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 325

Notice: Undefined variable: rsDestaque2 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 327

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 327

Notice: Undefined variable: rsUltimas1 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 329

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 329

Notice: Undefined variable: rsUltimas2 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 331

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 331