Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2018

Ministério Público discute impactos ambientais com populares de Nova Xavantina




COMPARTILHE

Apesar do Pantanal Mato-grossense, localizado na região de Poconé, ser conhecido mundialmente pela sua importância e exuberância de fauna e flora, o que poucos sabem é que Mato Grosso conta com outra grande planície alagável: o Pantanal do Araguaia, pouquíssimo conhecido e estudado.

Em razão da sua relevância e do alto índice de degradação que vem sofrendo, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, realizou no dia 31 de agosto, em Nova Xavantina, reunião pública de sensibilização e defesa das áreas úmidas do Araguaia.

O evento, realizado na Praia do Sol, às margens do Rio das Mortes, reuniu promotores de Justiça, prefeitos de 10 cidades da região do Araguaia, indígenas, comunidades tradicionais, quilombolas, produtores rurais, acadêmicos e moradores em geral, para discutir o problema que, de uma forma ou de outra, afeta a todos.

Além da heterogeneidade de ambientes, a localização geográfica do Pantanal do Araguaia tem sido apontada como fator de expressiva influência sobre a elevada riqueza de espécies.

O ecossistema, conforme o doutor em ecologia Ben Hur Marimon-Junior, se localiza em área de tensão ecológica entre os biomas Cerrado e Floresta Amazônica, resultando em grande mosaico vegetacional, que também influencia diretamente na composição da fauna e flora.

De acordo com o titular da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental, procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe, a reunião pública busca integrar pensamentos, interesses econômicos e culturais diferentes para discutir um tema de tamanha relevância, que são as áreas úmidas.

“É o Ministério Público cumprindo a sua missão diante de um grande coletivo de representatividade e distintas opiniões, para que possamos construir uma perspectiva de defesa, tanto da cidade sustentável, quanto da utilização da água. As reuniões são essa tentativa de alargar a atuação do Ministério Público e melhorar a sociedade”, defende.

Ele destaca que as áreas úmidas são um grande reservatório, um sistema de controle hídrico. “Mas porque nós começamos a agir no Ministério Público? Porque as iniciativas privadas estão começando a degradar este ambiente, tanto aterrando nascentes, quanto drenando terrenos. Isso afeta o equilíbrio hídrico, destrói fauna e flora únicas. Por causa de algumas sacas de soja ou um pasto a mais destrói-se uma riqueza imensa. Temos que despertar consciências, isso é um longo trabalho”, acredita o procurador de Justiça.

O avanço da agricultura na região, principalmente com o plantio da soja, tem impactado fortemente as áreas úmidas do Araguaia, tendo em vista que para plantar este tipo de grão é preciso drenar o solo, causando um imenso desequilíbrio ambiental.

“Infelizmente alguns produtores rurais, claro não são todos, eles estão trocando a pecuária extensiva dos varjões tradicionais pela soja. Para dar certo este tipo de plantio os produtores têm que drenar as áreas úmidas porque a soja não produz em terreno alagadiço, com isso, estão drenando as nossas nascentes, as nossas áreas úmidas, ou seja, o Pantanal do Araguaia e isso é muito preocupante”, destaca a promotora de Justiça Maria Coeli Pessoa de Lima.


Autor:AMZ Noticias com Assessoria


COMENTÁRIOS:

Notice: Undefined index: envio in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 201
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia


Notice: Undefined variable: rsDestaque1 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 325

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 325

Notice: Undefined variable: rsDestaque2 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 327

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 327

Notice: Undefined variable: rsUltimas1 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 329

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 329

Notice: Undefined variable: rsUltimas2 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 331

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 331