Terca-Feira, 18 de Dezembro de 2018

Horário de verão começa no início de novembro e segue até 17 de fevereiro de 2019




COMPARTILHE

Próximo ciclo do horário de verão será mais curto, de 4 de novembro a 17 de fevereiro de 2019. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a partir deste ano o horário de verão iniciará no 1º domingo de novembro, com término no 3º domingo de fevereiro do ano subsequente.

A mudança encurtará em duas semanas o período de vigência, que até o ano passado começava no 3º domingo de outubro. A partir de 4 de novembro, os relógios serão adiantados em uma hora em Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

O MME não divulgou a economia do último ciclo (2017/2018), mas afirmou que em 2016 a economia atingiu R$ 147,5 milhões, com redução de consumo de 2,185 mil MW. A Pasta informou que o início do horário foi postergado para novembro a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para evitar mudança do horário brasileiro de verão no período entre o 1º e o 2º turno de eleições, mantendo o critério único de início da aplicação da política a cada ano. A mudança consta no Decreto 9.242, de 15 de dezembro de 2017.

O horário de verão “deixou de se justificar pelo setor elétrico” que recomendou que a sua continuidade fosse submetida à avaliação da Casa Civil da Presidência da República, que decidiu manter a aplicação do horário para o Ciclo 2017 e 2018 e reavaliar a política para os próximos anos.

Para a população, a manutenção do horário gera opiniões divergentes. O empresário Dulcídio Regino, proprietário de um bar e restaurante da Capital, diz que o horário beneficia o fluxo de clientes, devido à saída do trabalho enquanto ainda está claro. “Com o horário de verão escurece mais tarde e o pessoal gosta de sair e fazer happy hour”.

Para o motorista autônomo Carlos Magno o horário não se justifica se não houver economia de energia. “Para mim é indiferente. Mas, tem que ver até que ponto é econômico para o Brasil e para o Estado, porque deveria ter economia. Em Mato Grosso não há necessidade porque nosso horário já é mais cedo”.


Autor:AMZ Noticias com Gazeta Digital


COMENTÁRIOS:

Notice: Undefined index: envio in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 201
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia


Notice: Undefined variable: rsDestaque1 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 325

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 325

Notice: Undefined variable: rsDestaque2 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 327

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 327

Notice: Undefined variable: rsUltimas1 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 329

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 329

Notice: Undefined variable: rsUltimas2 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 331

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 331