Quarta-Feira, 24 de Outubro de 2018

Porto Alegre do Norte prioriza ações da Campanha Setembro Amarelo contra o Suicídio




COMPARTILHE

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre do Norte, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou durante todo mês de setembro ações da Campanha Setembro Amarelo de prevenção do suicídio. Entre as ações realizadas no dia, 21 de setembro, ocorreu uma passeata com a participação de pessoas com o objetivo de reforçar e divulgar os trabalhos realizados.

A passeata contou com a participação de mais dezenas de pessoas, com importante participação de membros do comércio local e da sociedade organizada sempre aliados neste trabalho de prevenção e conscientização. De acordo com Fernanda Divina Soares, Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Porto Alegre do Norte, lojas e comércios do município decoraram suas fachadas além de auxiliar na distribuição de panfletos.

Segundo o Secretário Romeu Martinez a campanha contra o suicídio deve permanecer o ano inteiro, mas nesse mês de Setembro há uma intensificação do trabalho com uma dedicação especial de toda a equipe da saúde, principalmente de psicólogos.

Romeu informou que a campanha do Setembro Amarelo tem como objetivo principal “Salvar Vidas”, Atualmente, no Brasil, o suicídio faz mais vítimas que a Aids e vários tipos de câncer e, infelizmente, grande parte da sociedade encara isso como um tabu. Suicídio é o ato de autodestruição, onde a pessoa põe em prática o desejo de morrer ou dar fim à sua própria vida. 

Na maioria das vezes, as pessoas não querem se livrar de suas vidas e, sim, acabar com o sofrimento ou dor que vem sentindo em reação a algo. Muitas vezes, pode ser a dor de uma perda, pressões externas do trabalho, culpa, depressão, medo... Em geral, a ideação suicida é provocada pela falta de perspectiva e inerente sensação de desemparo e angústia.

O suicídio, necessariamente, não está ligado a uma doença mental e, sim, a um momento crítico que pode ser superado. Atualmente, o Brasil conta com o CVV (Centro de Valorização da Vida), pelo número 14,1 que conta com atendentes capacitados para acolher e ajudar em momentos de ideação suicida. 

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), estima-se que a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida, número assustador quando olhamos para o resultado final: em um ano, se transforma em mais de 1 milhão de pessoas mortas por suicídio. Já no Brasil esse número corresponde a 12 mil suicídios por ano.    


Autor:AMZ Noticias com Assessoria


COMENTÁRIOS:

Notice: Undefined index: envio in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 201
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia


Notice: Undefined variable: rsDestaque1 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 325

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 325

Notice: Undefined variable: rsDestaque2 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 327

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 327

Notice: Undefined variable: rsUltimas1 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 329

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 329

Notice: Undefined variable: rsUltimas2 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 331

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 331