Segunda-Feira, 20 de Maio de 2019

Justiça de Vila Rica realiza auditoria em 10% das urnas e comprova lisura das eleições




COMPARTILHE

Uma auditoria realizada na sexta-feira, 19 de outubro, em urnas eletrônicas descartou fraude no processo. Aproximadamente 10% das 44 unas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições 2018 no município de Vila Rica foram auditadas.

O procedimento de auditoria aconteceu na sede da 16ª Zona Eleitoral de Vila Rica e foi acompanhado pelo Juiz Eleitoral Carlos Eduardo de Moraes e Silva, pelo Promotor de Justiça Eduardo Antonio Ferreira Zaque, o Vice-presidente da 27ª Subseção da OAB Sergio Junqueira Zoccoli Filho, pela Chefe do Cartório da 16ª Zona Eleitoral Joyce Ramos Dias Muciaccia e pela imprensa que esteve representada pela Rádio Eldorado FM.

A auditoria reproduziu a votação e a utilização das urnas do mesmo jeito que foi feito no primeiro turno. As auditorias são importantes para demonstrar a lisura e transparência do processo eleitoral, além de atestar a confiabilidade e segurança do sistema eletrônico de votação.

O Juiz Eleitoral Carlos Eduardo falou sobre a importância da auditoria para confirmar a segurança das urnas eletrônicas. “Hoje fizemos a auditoria em quatro urnas, cerca de dez por cento do total das unas do município e todas regulares. A gente sabe que há notícias difamando a urna eletrônica e nunca foi provado nada de eventual fraude que pudesse ser realizada nela. Hoje a auditoria confirmou que é um equipamento que gera confiança e a democracia precisa disso”, destacou o magistrado.

Para o Promotor de Justiça Eduardo Zaque, o evento oportunizou a comprovação da lisura do processo. “Sem dúvida esse evento de conferencia das urnas é de suma importância para que possamos acompanhar e verificar que as urnas chegam todas lacradas, são conferidas e verificadas que estão em condições de operação e que para o domingo das eleições elas estarão aptas a computar todos os votos que os nossos eleitores se dirigirem e assim lançarem a vontade da democracia nas urnas”, disse o promotor.

O representante da Secção da OAB, Sergio Zoccoli, disse que o procedimento foi importante para desmintir as fake news. “Quanto ao que nós presenciamos hoje, nada mais é do que um teste das urnas, do sistema eleitoral, então efetivamente a OAB enquanto instituição pode hoje, através da minha pessoa, testar todos aqueles problemas que a população vem alegando que aconteceu. Aquilo de apertar um número e já aparecer um candidato ou não conseguir votar em candidato A ou B, tudo isso foi testado e não encontramos nenhum problema, comprovando que todos aqueles boatos são fake news, comentou o advogado. Em Vila Rica as 44 urnas eletrônicas serão distribuídas em 6 locais de votação, dois deles na zona rural do município.


Autor: Rafael Trindade com Eldorado FM


Comentários

Notice: Undefined index: envio in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 212
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia