Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019

Luteranos inauguram monumento em Vila Rica pelos 501 anos da Reforma Protestante




COMPARTILHE

As igrejas luteranas IECLB E IELB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Igreja Evangélica Luterana do Brasil) inauguraram na manhã de hoje (31/10) o monumento “Rosa de Lutero”, na Praça Martinho Lutero no centro de Vila Rica. A homenagem contou com uma celebração conduzida por membros das duas Igrejas pelos 501 anos da Reforma Protestante, revelação e explicação do monumento.

O Pastor da IELB, Gabriel Kuck Hoffman, falou sobre a importância do evento. “Tá aqui o nosso monumento, estamos lembrados, luteranos aqui de Vila Rica, mas principalmente estamos aqui dando testemunho que a gente crê, testemunho da nossa fé em Cristo, testemunho do amor de Deus, testemunho de tudo aquilo que Ele fez e fará por nós, testemunho vivo para que todas as pessoas que não conhecem Ele e tiverem a curiosidade e oportunidade de virem o que tá escrito vão encontrar, com certeza, conforto e consolo”, disse o Pastor.

O autor do monumento Alex, em uma gravação ouvida durante a celebração, relatou sobre o que o inspirou para representar os 500 anos da Reforma comemorado em 2017. “Eu acabei me deparando muito como número 5, tanto nos cinco centenários que compõem os quinhentos anos, nas cinco cores que compõem as Rosas de Lutero e nas cinco pétalas que compõem a flor, então ‘5’ acabou me chamando muito atenção. Partindo disso eu quis conceber algo que tivesse haver com essa coincidência, então surgiu a ideia de fazer cinco elementos que representasse cada um deles”. A revelação do monumento foi feita pelos presidentes das duas entidades, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Ivanilde Tscha e da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Egon Seiboth.

Em 31 de outubro de 2018 a igreja luterana comemora os 501 anos da reforma. O termo luterano deve-se ao Teólogo e Filosofo Martinho Lutero (1483-1546), ele formou-se Bacharel em Teologia num mosteiro da Ordem dos Agostinianos, foi monge e professor de Teologia. Em 1512, recebeu o título de Doutor em Estudos Bíblicos. Em 1517, ele propôs uma discussão de 95 pontos (teses) de discordância entre o ensino da ICR (igreja Católica Romana) e o que a bíblia diz. Isto lhe valeu a excomunhão. É a partir daí que surge o luteranismo.

O luteranismo não se baseia em ideias de Lutero, mas em princípios bíblicos de interpretação-resgatados por Lutero e outros teólogos- na compreensão dos primeiros cristãos e apóstolos que conviveram com Jesus. Estes princípios estão no livro de Concordia (1580), que é a base de interpretação e compreensão da mensagem bíblica na igreja luterana. Veja o que significa cada detalhe da Rosa de Lutero;

Cruz Preta: no centro do emblema, lembra que Deus vem ao nosso encontro com o seu amor através do Jesus Crucificado.

Coração Vermelho: Significa que Cristo agiu na nossa vida através da cruz. A nossa vida recebe novo sentido se Cristo for o seu centro.

Rosa Branca: Significa que, quando a cruz e cristo tem lugar em nossa vida ocorre uma transformação que traz verdadeira paz e alegria. A cor branca representa o reino de Deus. Todas as promessas são representadas por essa cor!

Fundo Azul: Deus está conosco. Podemos viver com e para Deus, como sinal do seu reino, já aqui e agora. Mas, é também, esperança no futuro, pois o azul lembra a eternidade.

Anel dourado: Sendo o ouro o metal mais precioso, o anel dourado representa as mais preciosas dádivas que recebemos através da cruz e ressurreição de Jesus, a saber, a nova vida para a fé e para o amor, a serviço de Cristo.


Autor: Redação AMZ Noticias


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia