Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2019

Hospital Regional de Redenção recebe moção publica por realizar 1º transplante de rins




COMPARTILHE

A Câmara Municipal de Vereadores aprovou por unanimidade na manhã da última terça-feira (13), uma Moção de Congratulações a equipe do Hospital Regional Público do Araguaia. A homenagem proposta pelo presidente da Casa, vereador Leonardo da Saúde foi em reconhecimento pelo primeiro transplante de rim de doador falecido, ocorrido no último dia 30 de outubro.

De acordo com o vereador, o Hospital Regional Público de Redenção, entrou para a história da Saúde Pública do Estado do Pará, por realizar o primeiro transplante de rim com doador falecido. 

O órgão do doador, foi captado no Hospital Regional do Baixo Amazonas-HRBA, na cidade de Santarém, na região do oeste paraense, e transplantado no paciente C.R.S, de 31 anos, que regularmente realizava o procedimento de hemodiálise no Hospital Regional de Redenção. Morador da cidade de Conceição do Araguaia, o paciente transplantado, havia perdido os rins há 16 anos, em um acidente de trânsito, onde sofreu um trauma renal.

O vereador Leonardo da Saúde, destacou a importância do Hospital Regional para a saúde pública do sul do Pará. ‘’Está casa não poderia deixar de prestar essa homenagem a essa instituição tão importante para a região do sul do Pará que é o Hospital Regional de Redenção, principalmente por realizar o feito inédito e histórico que me salvo engano na região amazônica nunca teve transplante renal de uma pessoa falecida, um marco na história dessa importante unidade de saúde. Por eu parabenizo toda equipe do Hospital Regional de Redenção’’, destacou o parlamentar.

De acordo com o diretor do HRPA, Pedro Anaisse, o procedimento do transplante inédito, só foi possível porque a equipe de transplante do HRPA, estava completa, incluindo o cirurgião transplantador de São Paulo, Hepatologista Drº Ruan Branez, que havia realizado dois transplantes renais de doares vivos dois dias antes do feito inédito. A Moção destacou a parceria do pecuarista Geraldo Silveira de Freitas, dono da aeronave que possibilitou o transporte do órgão a ser transplantado até a cidade Redenção.  A homenagem se estendeu também a Matheus de Souza Estrela, piloto da aeronave. 

O médico cirurgião Rodolfo Skinvel, agradeceu em nome de toda equipe do Hospital Regional de Redenção, o reconhecimento da Casa de Leis. ‘’Essa homenagem é muito significativa e gratificante, pois vem a corroborar com o trabalho que a equipe do Hospital Regional Público do Araguaia, desenvolve em prol da sociedade, que muito necessita de nossos serviços’’, disse Skinvel.

O vereador João Lúcio, também destacou a importância da unidade de saúde para a região. ‘’Eu não poderia deixar de falar do trabalho e comprometimento que a equipe do hospital regional tem em salvar vidas em nossa região e essa homenagem é um reconhecimento a esse feito inédito dessa unidade de saúde que é uma referência na região norte do nosso país e, nós não poderíamos deixar de passar em branco esse feito histórico da equipe do Hospital Regional de Redenção’’, disse João Lúcio.

Compõem a equipe de transplante do HRPA de Redenção, o médico nefrologista Giordano Ginani, urologistas Fernando Casadine e Marcelo Vidigal, os cirurgiões-gerais Faure Lopes, Jacob Nicoleta, Rodrigo Timo e Fabrício Ribeiro; o cirurgião vascular Felipe de Sá, os anestesistas Felipe Vieira, Gabriel Cangussu, Jorge Antonio Barbosa e Ingridy Miranda, o enfermeiro Diogo Amaral, a farmacêutica Thayse Araújo e a assistente social Sara André.   


Autor: AMZ Noticias com Dinho Santos


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia