Segunda-Feira, 26 de Agosto de 2019

Ministério Público implanta promotorias especializadas em bacias hidrográficas do Araguaia




COMPARTILHE

O Ministério Público Estadual (MPE) instalou Promotorias de Justiça Especializadas por Bacias Hidrográficas em sete regiões de Mato Grosso, uma elas com maior destaque foi implantada na região do Norte Araguaia, com sede em São Felix do Araguaia, a promotoria do Baixo Araguaia e Xingu Leste, estará abrangendo ações que também envolvem as comarcas de Porto Alegre do Norte e Vila Rica.

Em Sinop, que terá a do Alto Teles Pires, será responsável pela atuação em Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Tapurah e Vera, ao implantar a Promotoria Especializada em Sinop, o procurador-geral de Justiça, Luiz Alberto Esteves Scaloppe, destacou que a região concentra municípios com economias “baseadas principalmente no agronegócio. Em consequência, os índices de desmatamento e de queimada são altos, sendo que em 2014, mais de 64 km² de áreas de floresta foram desmatadas, associados a 315 focos de calor em período proibitivo”.

Já ao instalar a promotoria do Xingu Oeste, em Peixoto de Azevedo, e que atuará também em Cláudia, Marcelândia e Matupá, Scaloppe apontou que a região é considerada “caixa d’água” de uma sequência de quatro grandes empreendimentos hidrelétricos (UHEs Sinop, Colíder, Teles Pires e São Manoel).

Também foram instaladas promotorias especializadas em Alta Floresta (Baixo Teles Pires, compreendendo as comarcas de Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Nova Canaã do Norte, Paranaíta, Tabaporã e Terra Nova do Norte) e a Aripuanã/Baixo Juruena, compreendendo as comarcas de Apiacás, Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juína (sede), Juruena, Nova Bandeirantes e Porto dos Gaúchos.

Pontes e Lacerda, por outro lado, será sede da Promotoria Especializada na Bacia Hidrográfica do Guaporé, com atuação também em Vila Bela da Santíssima Trindade. Em São Feliz do Araguaia, o MPE implantou a promotoria do Baixo Araguaia e Xingu Leste, abrangendo as comarcas de Porto Alegre do Norte e Vila Rica. Já a promotoria do Alto Juruena compreenderá as comarcas de Brasnorte, Campo Novo do Parecis (sede), Comodoro, São José do Rio Claro, Sapezal.


Autor: Herbert de Souza com Só Notícias


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia