Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2019

Entidades realizam caminhada pelo início da Campanha Novembro Azul em Tucuruí




COMPARTILHE

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho (Unacon), em Tucuruí (sudeste do Pará), vem promovendo extensa programação alusiva à Campanha Novembro Azul, com o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da realização de exames para prevenção do câncer de próstata, o mais comum entre os homens, além de informar sobre o acesso ao tratamento de vários tipos de câncer e saúde integral. A programação se estenderá até o dia 29.

Uma caminhada pelas principais ruas da cidade marcou na ultima quarta-feira (14) o lançamento oficial da campanha, mobilizando cerca de 200 pessoas. Participaram da caminhada representantes de várias entidades, como Associação de Mulheres de Tucuruí e Região do Lago, igrejas, escolas e Movimento Pró Saúde, e ainda do comércio local. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Tucuruí, por meio do Gamaspe e UPA, e do coreógrafo Igor Silva Barros.

Em Tucuruí, a programação tem o envolvimento de órgãos públicos e privados, empresas locais, instituições de saúde e da comunidade, visando intensificar as informações e cuidados com o câncer, principalmente o de próstata, que está entre os três tipos mais comuns em tratamento na Unacon.

Dia D - No próximo dia 21 (quarta-feira) será o dia “D” da campanha, com palestras a cargo da nutricionista Carmen Natanna, da fisioterapeuta Gabriela Moraes e da psicóloga Sabrina Monte, todas da equipe da unidade. Usuários e acompanhantes ainda terão acesso a serviços de corte de cabelo, por meio da parceria com a Barbearia Retro Pub. A Campanha Novembro Azul será encerrada no sudeste com uma palestra sobre prevenção ao câncer de próstata com o oncologista Leandro Assunção, da Unacon.

A Unidade oferece assistência de segunda a sexta-feira, com consultas médicas especializadas em oncologia clínica e cirúrgica e exames auxiliares de diagnóstico e tratamento, como análises clínicas, ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia, além do tratamento quimioterápico. O atendimento é referenciado. A Unacon Tucuruí é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).


Autor: AMZ Noticias com Vera Rojas


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia