Domingo, 24 de Fevereiro de 2019

Imagens mostram garimpeiros irregulares no Córrego do Antártico em Nova Xavantina




COMPARTILHE

Um vídeo feito por uma moradora da região do Córrego do Antártico no último dia 11 de novembro, viralizou na internet e trouxe de volta a preocupação da comunidade em relação à atividade de extração de minérios (diamante) do maior afluente do Rio das Mortes no perímetro urbano de Nova Xavantina.

A filmagem com cerca de cinco minutos de duração mostra três pessoas construindo uma balsa, que serve de plataforma para mergulhadores garimparem o minério no fundo do córrego.

No ato da gravação, houve uma pequena discussão entre os supostos funcionários de uma empresa de mineração que está pretendendo se instalar na cidade e a moradora. A empresa tem as licenças de instalação prévia e de instalação, expedidas pela SEMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente, faltando a licença de operação para poder operar no córrego.

Audiência Pública - Em entrevista à imprensa no último dia 13, o Promotor Cível do Ministério Público de Nova Xavantina, Dr. Welinton Petroline, disse que atividade de mineração no córrego sem a licença de operação precedida da Audiência Pública é ilegal, e sujeita à apreensão dos equipamentos.

“Nós encaminhamos à SEMA um pedido com mais de mil assinaturas de membros da comunidade solicitando Audiência Pública para instalação da empresa mineradora. Pela legislação, se houver um pedido com mais de cinquenta assinatura a audiência tem que ser realizada” disse o Promotor, que está investigando a possível entrada em operação da mineradora.


Autor:Ezio Garcia com Sintonia News


COMENTÁRIOS:

Notice: Undefined index: envio in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 201
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia


Notice: Undefined variable: rsDestaque1 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 325

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 325

Notice: Undefined variable: rsDestaque2 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 327

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 327

Notice: Undefined variable: rsUltimas1 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 329

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 329

Notice: Undefined variable: rsUltimas2 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 331

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 331