Domingo, 24 de Janeiro de 2021

Comunidade Católica do bairro Vila Nova em Vila Rica celebra dia da Consciência Negra




COMPARTILHE

A Comunidade Católica de Vila Rica realizou nesta terça-feira, 20 de novembro, Celebração da Consciência Negra. O evento teve início a partir das 19h30min na Igreja Nossa Senhora Aparecida, Bairro Vila Nova.

De acordo com os organizadores do evento, a programação contou com a celebração da Missa Afro, em homenagem à história dos afros-decentes, muita música, dança e comidas afro-brasileiras.

Para a missionária leiga Gigliane, o Dia Nacional da Consciência Negra significa celebrar a resistência. “É um momento de celebrar a resistência, resistir ao império de morte, o império de violência, onde nós vemos muitos jovens, que são assassinados pela cor da pele e maneira de pensar. Temos conquistas, mas precisamos avançar muito mais, seja no campo do trabalho, da educação, do profissionalismo, de salários realmente iguais para todos, porque ainda temos uma desigualdade nas questões salariais entre homens e mulheres, negros e brancos”, destacou.

Maria Augusta, membro da Paróquia São Pedro Apóstolo da Igreja Católica de Vila Rica, falou sobre a importância do evento. “Essa é uma celebração em busca da paz, em busca da justiça, da conscientização. Eu fico emocionada porque eu gosto muito desse movimente, há vários anos nós estamos lutando com um grupo de mulheres para a realização de eventos como esse, mas o grupo estava parado e agora nós vamos reativar esse grupo de mulheres e estaremos juntas lutando pelas causas sociais”, disse. A organização destacou que a celebração foi voltada para toda a população de Vila Rica

A data de 20 de Novembro - O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares.


Autor: Rafael Trindade com Eldorado FM


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias