Sábado, 24 de Agosto de 2019

Unidade de oncologia em Tucuruí usa música como terapia para pacientes com câncer




COMPARTILHE

No mês em que se realiza a campanha do “Janeiro Branco”, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho – Unacon Tucuruí aderiu ao movimento nacional sobre a importância da saúde emocional para se evitar problemas como suicídio e depressão, essa última muito comum entre os pacientes que tratam o câncer.

Sabrina Almeida Cavalcante do Monte, psicóloga da unidade, por meio de parceria com a banda “Loucos do Caps”, tem inserido a música como terapia alternativa no combate a depressão entre os usuários que tratam o câncer.

“A gente tem conseguido realizar um trabalho muito bonito e de grande importância, pois a saúde mental é muito importante no tratamento do paciente oncológico. Isso melhora os estímulos, pensamentos de força, coragem, determinação e equilíbrio para o paciente. Por isso é importante estar bem emocionalmente, e temos conseguido bons resultados com a música”, afirma a psicóloga.

Pra que esse trabalho dê certo, a Unacon mantém parcerias e, a banda Loucos do Caps é uma delas. Eles fazem apresentação regularmente na unidade e conseguem interagir bem com os usuários, acompanhantes e colaboradores. Willian Tocantins, um dos músicos, fala da importância da música em tratamentos como o câncer. “ A música é muito bem vinda e está sendo muito usada como terapia para tratar a depressão, por exemplo, pois ela consegue fazer com que o paciente e qualquer pessoa se envolva e se divirta com a melodia, cante e dance, esquecendo no momento da terapia, o problema pelo qual está passando”, observa.

Os usuários da unidade tem aprovado a experiência e demonstram grande descontração e envolvimento durante as terapias. A Unacon Tucuruí é uma unidade de saúde do Governo do Estado, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).


Autor: AMZ Noticias com Vera Rojas


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia