Quinta-Feira, 25 de Abril de 2019

Hospital Regional de Marabá sensibiliza a prevenção da saúde emocional no Janeiro Branco




COMPARTILHE

Como parte da campanha "Janeiro Branco", realizada por diversas instituições em todo o país, o Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, realizará uma série de bate-papos de 29 a 31 de janeiro. Os temas serão transtornos mentais, como ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, hipocondria e esquizofrenia.

O assunto ainda é considerado tabu para muitas pessoas, mas segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é a principal causa de suicídios e atinge mais de 700 milhões de pessoas no mundo. A programação é direcionada aos usuários que passarem pelo Ambulatório para realizar exames e consultas médicas. Na ocasião, os participantes poderão esclarecer dúvidas com o psicólogo da Unidade. A ação será estendida aos colaboradores também ao longo da semana.

Para os pacientes internados e seus acompanhantes, o Hospital programou uma ação especial na qual eles serão incentivados a refletir a partir de frases que abordam a saúde mental, relacionamentos e comportamentos positivos. Segundo a analista de Humanização do HRSP, Flávia Fernandes, a campanha "Janeiro Branco" já faz parte do calendário oficial da Unidade.

"O nosso objetivo é desmistificar os transtornos mentais e mostrar a necessidade das pessoas saberem reconhecer os seus limites e procurarem ajuda especializada se notarem que têm dificuldade para lidar com as emoções, e não deixar o problema de lado e seguir sem tratamento, até porque a qualidade de vida está diretamente ligada à saúde mental. Por isso é preciso discutir essa temática sempre. No caso do ambiente hospitalar, mais ainda, porque o dia a dia de quem atua na área é delicado, cheio de desafios e exige muitos dos profissionais, afinal, nós estamos lidando o tempo inteiro, de perto, com a vida e a morte", explicou a colaboradora.

Janeiro Branco - Idealizado por psicólogos de Uberlândia (MG), o movimento "Janeiro Branco" incentiva a reflexão sobre as condições emocionais de vida das pessoas. A escolha do mês para intensificar essa discussão se deve à proximidade desse período com a virada do ano, período em que a maioria das pessoas reflete sobre os desafios vivenciados e novos planos. Já a cor é uma referência à ideia de que o branco é um espaço onde pode ser escrita uma nova história.

Sobre a Unidade - Referência em atendimento de média e alta complexidades, o Hospital Regional do Sudeste do Pará possui 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Abrange uma população superior a 1 milhão de habitantes em 22 municípios paraenses. 


Autor: AMZ Noticias com Assessoria


Comentários

Notice: Undefined index: envio in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 212
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia