Domingo, 24 de Fevereiro de 2019

Cacique diz que índios estão prontos para a guerra caso ocorra a invasão da Terra Marãiwatsédé




COMPARTILHE

O cacique Damião Paidzané, uma das lideranças da Terra Indígena Marãiwatsédé, respondeu às supostas ameaças de invasão ao território Xavante por fazendeiros da região.

Em vídeo ao qual a reportagem teve acesso, ele afirmou que os índios estão “prontos para guerra” e defendeu o direito dos xavantes à área. Matéria publicada pelo nesta quinta (31) traz que a Funai (Fundação Nacional do Índio) denunciou ao Ministério Público Federal (MPF) o risco de conflito na região.

As declarações dadas pelos deputados federais diplomados Nelson Barbudo (PSL) e José Medeiros (Pode) estariam incitando a invasão por parte dos fazendeiros – os dois negam. No vídeo, falando na língua portuguesa com dificuldades, o cacique carrega uma borduna, ou tacape, arma típica do povo Xavante, e responde aos rumores de que posseiros estariam planejando ataques aos indígenas.

“Estamos prontos também. Estamos preparados com bordunas. Nós vamos entrar na guerra se alguém entrar aqui dentro da nossa terra... Não pode invadir. Tem que parar isso, cada um tem seu lugar. Aqui é lugar nosso, terra nossa. Então, não adianta envolver a questão de que estão organizando [o ataque], de que estão se mobilizando. Nós vamos nos mobilizar. Se alguém entrar na nossa área, nós vamos chamar nossos parentes, são três mil índios. Estamos preparados”, disse no vídeo.

Paidzané defendeu que o povo presente em Marãiwatsédé tem história na região. Os índios foram retirados da área em 1966 e levados para o Sul do Estado. A partir daí, os xavantes buscaram retomar seu território. Em 1992, tratativas foram iniciadas para a demarcação de área, homologada em 1998. Já em 2012, foi iniciada a desintrusão com retirada dos fazendeiros da fazenda Suiá-Missú e retomada da posse pelos indígenas.

“A terra não é deles. Eles criaram aqui a sede Suiá. Eu andei muito, eu já sofri a discriminação que o branco fez, atacaram índios, em 1960. Eu era garoto, andei junto, corria pro mato à noite. E agora quer fazer [invadir]? Eu não vou correr para ninguém. Se alguém me ameaçar... Vamos entrar no peito e na cara”, defendeu o cacique.

“Tem que saber a história antiga. Quem habita o Brasil somos nós. Ainda explorador, pressionando para retirar nós, índios, e acabar com a terra dos índios. Não podia acontecer isso. Tinha que respeitar, conhecer a história dos índios. Esse restante da terra é nosso. Eles são invasores, não são donos... [são] criminosos, roubadores de gado dos outros, roubadores de carros dos outros. São esses que estão aprontando, aproveitando a programação do governo federal e, agora, deputados”, apontou Damião Paidzané.


Autor:Mikhail Favalessa com RDNews


COMENTÁRIOS:

Notice: Undefined index: envio in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 201
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia


Notice: Undefined variable: rsDestaque1 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 325

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 325

Notice: Undefined variable: rsDestaque2 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 327

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 327

Notice: Undefined variable: rsUltimas1 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 329

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 329

Notice: Undefined variable: rsUltimas2 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 331

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 331