Segunda-Feira, 25 de Marco de 2019

Deputado novato de Mato Grosso é alvo de ação da Polícia Federal contra fraudes e desvios




COMPARTILHE

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (26) a Operação Trapaça, que visa combater fraudes a licitações e desvio de recursos públicos.

No total, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos, empresas e residências, localizadas nos municípios de Salto do Céu, Cáceres, Curvelândia e Nova Lacerda.

Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da Primeira Região, com sede em Brasília, pois envolve investigados com foro privilegiado. Entre os alvos está o deputado estadual Valmir Moretto (PRB). Agentes federais fizeram uma varredura na empresa do parlamentar, a V.L. Moretto.

A operação teve origem a partir de encaminhamento de documentos da Controladoria Geral da União (CGU). As buscas e apreensões foram solicitadas com o intuito de angariar mais provas relacionadas aos crimes de fraude a licitações e desvio de recursos públicos praticados por suposta organização criminosa atuante no município de Salto do Céu e outros da região.

Uma das supostas fraudes constatadas durante as investigações foi a identificação de uma empresa fantasma criada em nome de laranja para participar, em conluio com outras empresas de pequeno porte, de processos licitatórios realizados pela prefeitura de Salto do Céu. As empresas investigadas concorriam entre si para dar aparência de legalidade, viabilizando as fraudes.

Em poucos meses de atuação, a empresa de fachada já ganhou mais de R$ 2 milhões em contratos de licitações possivelmente fraudadas, enquanto foi identificado que o seu sócio principal possuía um salário de apenas R$ 1,2 mil como tratorista.

Durante as investigações, também foi identificado que uma empresa pertencente a familiares de funcionário público ganhou várias licitações, possivelmente com favorecimento pessoal ou em razão de informação privilegiada.Além das prováveis fraudes a licitações, suspeita-se que partes dos serviços de obras públicas contratados foram prestados com a utilização de maquinário e pessoal da prefeitura de Salto do Céu.

O nome da operação se refere ao próprio significado da palavra Trapaça, em alusão às ações ardilosas e de má-fé adotadas para direcionar obras e serviços para empresas do grupo alvo das investigações. PARLAMENTAR NA MIRA – Apesar de sua empresa estar entre as investigadas, Moretto nega envolvimento em qualquer esquema para fraudar licitações de obras públicas em Mato Grosso.

“Nunca participamos de esquema. Tem inúmeras licitações que a empresa ganhou, e tem inúmeras que a empresa não ganhou. Nunca usei nome de terceiros e laranjas. Meus bens são todos declarados e registrados em cartório”, garantiu o parlamentar.

A empresa de Moretto está localizada no município de Nova Lacerda (546 km de Cuiabá) e tem como nome fantasia Empreiteira Nossa Senhora do Carmo. O parlamentar afirma que ao se candidatar para deputado em 2018, se desligou da empreiteira. Agora, como proprietário figura apenas seu irmão, Glenio Moretto.


Autor:AMZ Noticias com Diário de Cuiabá


COMENTÁRIOS:

Notice: Undefined index: envio in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 201
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia


Notice: Undefined variable: rsDestaque1 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 325

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 325

Notice: Undefined variable: rsDestaque2 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 327

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 327

Notice: Undefined variable: rsUltimas1 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 329

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 329

Notice: Undefined variable: rsUltimas2 in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 331

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/norteara/public_html/noticia.php on line 331