Domingo, 24 de Marco de 2019

Caminhoneiros de Mato Grosso são obrigados a tomar água da chuva em atoleiro no Pará




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Pelo terceiro ano seguido, o trecho da BR-163 entre os municípios de Novo Progresso e Moraes Almeida, no Pará, tem atoleiros no período de chuvas. Caminhoneiros que saíram de Mato Grosso já chegam à segunda semana parados na região com acesso precário a comida e água potável.

Segundo relatos feitos pela esposa de um motorista que está na região ao site Só Notícias, a água levada pelo Exército não estaria em boas condições e tem sido necessário beber água da chuva. Os caminhoneiros aguardam o fim da chuva e do bloqueio para seguir viagem até os portos de Miritituba e Santarém.

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) bloqueou o tráfego em Guarantã (MT) até sexta (8). Com ajuda do Exército, o Dnit realiza obras de reparo na estrada para dar condições de trafegabilidade aos motoristas. “Eles estão captando água da chuva para beber. A água que chegou com o Exército está indo com má qualidade. Ele disse que não tem como tomar. Eles receberam, ontem, pela primeira vez comida”, afirmou a esposa de um deles.

“A assistência médica ainda não chegou até o ponto onde ele está. Poucas pessoas estão recebendo. Uma pessoa vai em busca de alimento e os outros ficam cuidando dos caminhões. Só que as mercearias menores que estão mais próximas de onde eles estão já não tem mais mantimentos. É um volume muito grande de gente parada. Ele disse que muitos caminhoneiros já estão abalados psicologicamente. Todo mundo tem que ficar muito quietinho pra não gerar nenhum tipo de atrito. As cargas já estão fermentando nas carrocerias”, disse.

O Dnit informou que duas ambulâncias estão disponíveis na região, com equipes médicas, e que água e refeições são fornecidas diariamente aos caminhoneiros. Um trecho de 109 km da BR-163 no Pará passa por obras coordenadas pelo departamento. A expectativa é que a pavimentação seja concluída até dezembro deste ano. Cerca de R$ 200 milhões já foram disponibilizados pelo Ministério dos Transportes, com possibilidade de suplementação.


Autor:Mikhail Favalessa com RDNews


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