Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2019

Obras do Pedral do Lourenço no Araguaia-Tocantins se tornam prioridades do Governo do Pará




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O Governo do Pará, através do secretário de Estado de Transportes, Pádua Andrade, esteve reunido, nesta terça-feira (12), com representantes do setor produtivo paraense na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

Dentre as principais ações em andamento que foram discutidas estão a Ferrogrão, dragagem/derrocamento do Pedral do Lourenço no Rio Araguaia, requalificação da BR-316, e  manutenção de vias da BR-163,, entre outras. No centro dos debates, temas recorrentes, como investimento em logística e agilidade em obras de infraestrutura, que precisam sair do papel e ser transformadas em projetos de mobilidade para o Estado do Pará.

Em relação ao Pedral do Lourenço, Pádua Andrade informou que a obra está em fase de emissão da licença ambiental, que deve ser concluída até julho deste ano, quando devem iniciar as obras. A requalificação da BR-316 está em curso, com prazo  para conclusão dos trabalhos em 19 meses.

O Pedral tem 43 quilômetros de extensão e está localizado entre a Ilha do Bogéa e o município de Santa Terezinha do Tauri, no Pará. A obra vai viabilizar o tráfego contínuo de embarcações e comboios em um trecho de 500 quilômetros, desde Marabá até a foz do rio. A Hidrovia do Tocantins vai facilitar o escoamento da produção agrícola, pecuária e mineral que tem o Porto de Vila do Conde como destino.

O encontro, que reuniu empresários de vários segmentos da indústria, teve à frente o vice-presidente da Fiepa, José Maria Mendonça. Também estiveram presentes Lutfala Bitar, presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codec); Eduardo Ribeiro, coordenador do Núcleo de Gerenciamento do Transporte Metropolitano (NGTM); João Bosco Lobo, secretário-adjunto da Setran; empresários de vários segmentos dos distritos industriais de Icoaraci, Ananindeua, Marabá e Barcarena; representantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), entre outros.

Pádua Andrade destacou que, a partir do momento em que o atual governador Helder Barbalho assumiu o Ministério da Integração, a região Norte entrou para o calendário de obras prioritárias do Governo Federal. Agora, o trabalho continua com o mesmo afinco e dedicação no Governo Estadual. “Somente nesse de período de Helder no Ministério, os estados da região Norte foram contemplados com obras estruturantes”, avaliou. O titular do órgão disse ainda que, em contrapartida, o setor produtivo deve dar retorno com mais investimentos, gerando emprego e renda para o povo paraense.

O vice-presidente da Fiepa, José Maria Mendonça, avaliou de forma positiva a reunião com a Setran. “A intenção é trabalhar de forma alinhada com o Governo do Estado. Já recebemos aqui o titular da Semas e da Sedeme e continuaremos com o diálogo constante, com questionamentos, com sugestões, mas tudo olho no olho”, destacou. Ao final, a Fiepa entregou um pacote de sugestões ao titular da Setran, como forma de contribuição para a mobilidade de cargas.

A obra do Pedral do Lourenço – As obras de derrocamento consistem em desgastar os pedrais que impedem a navegação de embarcações com cargas durante os meses de setembro a novembro, período em que o rio fica mais raso. A navegação permanente na hidrovia Tocantins-Araguaia vai acelerar o desenvolvimento regional para a implantação de um novo conceito logístico que integrará a hidrovia aos modais rodoviário e ferroviário e garantindo o escoamento da produção Nos estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás e Mato Grosso.


Autor: AMZ Noticias com Kátia Aguiar


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