Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2019

Moradores de Barra do Garças fixam fotos de vereadores, do prefeito e do vice em cemitério




COMPARTILHE

Vereadores, o prefeito e o vice de Barra do Garças tiveram, neste domingo (31/3), seus rostos estampados na frente do cemitério do bairro Jardim Nova Barra. De autoria ainda desconhecida, o ato cobra melhorias à estrutura do local, que nem mesmo conta com muro ou portão. Os cartazes foram fixados durante a madrugada e, “misteriosamente”, desapareceram na tarde do mesmo dia.

A Comissão de Moradores do Nova Barra negou participação no protesto, mas aplaudiu a iniciativa. Segundo o presidente da comissão, Jhonnes Fernandes Pereira, o descaso com o cemitério tem propiciado a ação de vândalos, que saqueiam os túmulos.

“Só tem lá para enterrar os mortos, porque o do Centro já está lotado. O cemitério não tem uma estrutura descente e até mesmo uma casa de velório daria para fazer ali perto”, afirma Jhonnes, que também é presidente de uma chapa para a eleição da presidência da Associação de Moradores do bairro.

O morador relata que o tamanho do cemitério já triplicou desde a sua abertura e que o muro não acompanhou o crescimento. “A maioria da população está enterrada lá e vândalos estão saqueando e depredando os túmulos, para vender alumínio e cobre. Tendo o muro, isso não vai acabar completamente, mas pelo menos dificulta mais a ação de bandidos.”

Nas redes sociais, o vereador Alex Matos (PRB) classificou a cobrança como “criativa e justa”. “De minha parte, sempre defenderei o direito a cidadania e a cobrança justa de nossos cidadãos, principalmente feita com civilidade, criatividade e sem difamação”, escreveu em sua conta no Facebook.

O parlamentar afirmou que faz reivindicação de reforma, limpeza e regulamentação dos sepulcros, no cemitério há mais de um ano, com indicações e requerimentos. Ele também afirma pedir reforma na Casa de Velório e ter tudo documentado. “Que aqueles que são responsáveis pela execução das reivindicações as façam o mais rápido possível.”

O vereador Cleber Fabiano (DEM) afirma que os parlamentares não são ouvidos pelo poder Executivo. “Não estamos acomodados. Estou sempre cobrando, ocorre que não somos ouvidos e muito menos respeitados por está administração, mas vamos continuar cobrando providências a respeito do problema.”

Ao comentar o assunto em sua conta no Facebook, ele republicou um vídeo feito em 25 de fevereiro. Na época, ele havia acabado de fazer uma indicação na Câmara, solicitando o isolamento dos fundos do cemitério. No Nova Barra, os moradores tem se organizado para cobrar melhorias para o bairro ao poder público. Essa movimentação começou com as reivindicações pela solução dos alagamentos que assolavam a região nos períodos chuvosos.

No ano passado, a articulação dos moradores resultou em um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), entre o Ministério Público Federal e a prefeitura, pela construção de um projeto de drenagem. Enquanto a obra não sai, o município já executou um escoamento paliativo, para amenizar os alagamentos.

Segundo o presidente da comissão de moradores, Jhonnes, o bairro tem outros problemas. “É um bairro que cresce ano a ano e o poder público não tem um plano de infraestrutura”, lamenta. Em nota, a prefeitura de Barra do Garças, através da Secretaria Municipal de Obras, informa que o cercamento do cemitério com tela alambrado será “recolocado”. Segundo o comunicado, a expectativa é que, ainda nesta semana, o local esteja cercado.


Autor: AMZ Noticias com Semana 7


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia