Segunda-Feira, 01 de Junho de 2020

UCMMAT e Câmara de Bom Jesus do Araguaia discutem fechamento de delegacias




COMPARTILHE

No início do mês de março, o governador Mauro Mendes (DEM) anunciou o fechamento de 16 delegacias da Polícia Civil no estado. Desde então, os vereadores desses municípios têm recebido inúmeros pedidos da população para que as unidades permaneçam em atendimento.

Na lista está Bom Jesus do Araguaia (1000 km de Cuiabá), município que tem em sua delegacia quatro investigadores da Polícia Civil. No final da manhã da ultima quinta-feira (25), o presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), vereador Edclay Coelho (PSD) esteve juntamente com o presidente da Câmara de Bom Jesus do Araguaia, vereador Silvio Maria Dantas (PDT), no Palácio Paiaguás para discutir com o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, a situação do município se caso a delegacia fechar as portas.

o presidente da UCMMAT salientou que é importante mostrar para a população os critérios para esta decisão do governo. “Nós somos representantes do povo e não podemos ficar de braços cruzados esperando as coisas acontecerem, sabemos da realidade de Bom Jesus do Araguaia e da importância que tem a delegacia para o município e região, por isto acreditamos que esta situação será resolvida da melhor maneira”.

Conforme o presidente da Câmara, o município conta hoje com mais de 10 mil habitantes que dependem desta delegacia, “se de fato ocorrer o fechamento, teremos que seguir até Ribeirão Cascalheira, há 120 km de Bom Jesus do Araguaia, o que dificultaria os trabalhos da delegacia, porque ficaríamos sem policias na cidade”, disse Silvio.

Segundo o governo, os 46 policiais que atuam nessas delegacias serão remanejados para reforçar unidades de cidades mais próximas, que passarão a atender a eventuais demandas das delegacias fechadas. A suspensão das atividades das delegacias foi aprovada pelo Conselho Superior de Polícia e tem o respaldo da Secretaria de Estado de Segurança Pública e do Governo do Estado.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante reforçou o fechamento das unidades, mas com ressalva de que a decisão foi tomada com critérios e um deles é a distância. “Esta distância de 120 km de Bom Jesus do Araguaia à Ribeirão Cascalheira está fora dos nossos critérios. Outro ponto, a delegacia de Bom Jesus tem quatro investigadores, o que sai também do parâmetro de nossa decisão, iremos avaliar essas informações e tomar uma decisão sobre a delegacia do município”.

No período da tarde, a comitiva esteve na Diretoria Geral da Polícia Civil (DGPC), onde se reuniu com o diretor geral do órgão, o delegado Mário Aravechia e delegados de polícia do corpo diretor da DGPC. No encontro, o presidente passou as informações de Bom Jesus do Araguaia e pediu que avaliassem a permanência da delegacia no município. O delegado Aravechia disse que irá reunir com o Conselho para avaliar a reivindicação da Câmara de Bom Jesus.

O efetivo atual da Polícia Judiciária Civil é de 227 delegados (já inclusos os 15 que estão em formação na academia pelo concurso de 2017), 692 escrivães e 2.101 investigadores de polícia. Dezesseis anos depois, em 2019, apenas 54% dos cargos criados pela lei foram ocupados. A Polícia Civil tem atualmente 1 policial civil para 1.139 ou 1 delegado para 15.163 habitantes.


Autor: AMZ Noticias com Dayane Senna


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias