Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2019

28 municípios paraenses fazem aniversário em maio, 15 deles nesta sexta-feira dia 10




COMPARTILHE

Cerca de 1,2 milhão de paraenses vão celebrar a emancipação político-administrativa do município onde moram neste mês. Nossa reportagem fez um levantamento inédito nesta terça-feira (9) e concluiu que 28 localidades completam aniversário em maio, que é o mês mais agitado em nível de “parabéns”. Só amanhã, sexta-feira (10), são 15 celebrações.

O primeiro a rasgar a folhinha do calendário foi Belterra, município de quase 18 mil habitantes emancipado em 04 de maio de 1934. Vizinho parede-meia com Santarém, Belterra é o lugar onde Henry Ford pretendia expandir a Fordlândia, que fracassou.

Nesta sexta estão no berço Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Concórdia do Pará, Curionópolis, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ourilândia do Norte, Pacajá, Parauapebas, Rurópolis, Santa Maria das Barreiras, São Geraldo do Araguaia, São João de Pirabas, Tailândia e Tucumã. Todos esses municípios foram emancipados no dia 10 de maio de 1988.

Esse volume considerável de aniversários veio a reboque da promulgação da Constituição de 1988, a qual, ao instituir novo modelo de estrutura federativa, proporcionou aos municípios um grau de emancipação não visto em outros países. De 1988 para cá, com a instalação de municípios a partir de 1º de janeiro de 1989, o Pará sozinho ganhou 40 novos municípios. No Brasil inteiro, foram não menos que 1.245 novos entes municipais, criando milhares de oportunidades, como os cargos eletivos de prefeito e vereadores.

No dia 11 de maio, sábado, Mãe do Rio, completa aniversário, também vindo ao mundo em 1988. No dia 12, domingo, é a vez de Medicilândia, emancipado em 1989. Na segunda-feira, dia 13, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará e Xinguara sopram as velinhas, todos emancipados no ano de 1982.

Ainda tem festa em Cachoeira do Araria, emancipado em 17 de maio de 1833; Igarapé-Miri, que ganhou autonomia municipal em 23 de maio de 1896; Maracanã e Muaná, ambos de 28 de maio, sendo o primeiro de 1652, e o segundo, de 1823; Ourém, que aniversaria em 29 de maio, com fundação em 1727; e Conceição do Araguaia, que completa ano no dia 30 de maio, com criação que data de 1897.

Entre todos os atuais 144 municípios paraenses, dos mais novos aos mais velhos, nenhum conseguiu chegar à condição de desenvolvimento “muito alto”, definida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), por meio de seu Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

Dos 1.245 municípios emancipados no país desde 1988, mais de 500 — notadamente de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná — conseguiram se desenvolver e prosperar bem mais que qualquer município do Pará, embora estejam no estado alguns dos que mais cresceram populacionalmente, como Parauapebas e Canaã dos Carajás, este último emancipado em outubro de 1994 e derivado do primeiro.


Autor: AMZ Noticias com Zé Dudu


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia