Segunda-Feira, 19 de Abril de 2021

Casais se preparam para 1º casamento comunitário LGBT do estado de Mato Grosso




COMPARTILHE

A coordenadora do grupo ‘Mães pela Diversidade’, Josiane Marconi, conversou com o Gazeta Digital sobre a importância do projeto, realizado pelo Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual. “É muito importante essa pauta para população LGBT, porque casamento é um documento civil, em que as pessoas têm direito” Afirma Josiane, que vê o casamento como uma conquista de direitos civis, além da celebração do amor e da família.

Juntas há 7 anos, Jéssica Bandeira e Jocimara Neves viram no casamento comunitário a oportunidade de finalmente oficializar a união. “É de grande importância para a gente. A gente sabe que a sociedade é muito preconceituosa e por duas vezes a gente tentou se casar e não conseguimos, por não bater a renda e a gente encontrou a Josi, uma pessoa que tá podendo realizar todos os nossos sonhos", disse Jéssica.  Marcado para o próximo dia 28, o casamento já conta 13 casais, formados por; lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis.

Casamento homoafetivo no Brasil -  A união estável entre pessoas do mesmo sexo, no Brasil, começou a se tornar possível em 2011, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) mudou o entendimento do código civil, onde a família era formada por um homem e uma mulher. Já em 2013, uma resolução publicada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) permitia os cartórios registrarem casamentos homoafetivos.

Em pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017 houve um crescimento de 275% no número de casamentos homafetivos em Mato Grosso. No mesmo ano, em Cuiabá, o crescimento foi de 200%.  


Autor: AMZ Noticias com Gazeta Digital


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias