Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2019

Ruraltins desenvolve ações estratégicas e beneficiam milhares de produtores no 1º semestre de 2019




COMPARTILHE

Neste ano de 2019, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), celebra 30 anos de atividades desenvolvidas pra os produtores rurais, alcançando todas as regiões do Estado. As ações são estratégicas para que a produção, principalmente da agricultura familiar, seja valorizada, reconhecida e que gere renda para o meio rural, movimentando assim a economia nos municípios.

Ações como as do Programa de Crédito Rural, que no primeiro semestre deste ano já ultrapassam 6.200 beneficiários, em todo Estado, por meio da liberação de linhas de créditos, especialmente do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O balanço feito pela equipe do órgão, neste semestre, aponta ainda que foram realizadas seis feiras voltadas para os produtores rurais, com o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas, apresentando atividades agropecuárias diversas, promovendo a participação de agricultores familiares e médios produtores, totalizados 8.500 atendimentos em projetos e assistência técnica.

 A conclusão do Censo da Piscicultura também é outro destaque, mostrando que o setor no Tocantins produz 14.328 toneladas de pescado por ano, com 1.099 produtores atualmente em atividade, e está presente em 117 municípios.

De acordo com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Kin Gomides, o semestre foi extremamente intenso dando continuidade aos programas e convênios, além de desenvolver atividades de treinamentos a produtores e técnicos.

"As equipes de profissionais do Ruraltins se destacaram no primeiro semestre realizando visitas às propriedades rurais, dias de campo. oficinas, reuniões técnicas, palestras e capacitações, abordando assuntos sobre plantas alimentícias não convencionais, fruticultura, bovinocultura de corte/leite, enxertia para produção de mudas em viveiros, e participações ainda no dia D de Combate ao Fogo e  a Queima Controlada, em parceria com vários outros órgãos, presença também no Dia C do Cooperativismo, e Exposições Agropecuárias como a de Araguaína, Taguatinga, Silvanópolis, dentre outras, apresentando palestras e unidades demonstrativas", frisa.

Kin Gomides complementa ainda que os desafios do Ruraltins são inúmeros. "Trabalhamos com um público diversificado e características peculiares. Nesse sentido, estamos construindo plataformas de otimização de recursos para dar a devida assistência técnica aos produtores, e adequar as nossas metodologias, em um processo de revisão dos 30 anos de extensão rural no Tocantins, mostrando efetividade nos gastos dos recursos públicos destinados ao órgão", finaliza.

Forma ações de destaques em 2019, o Convênio Oportunidade, o Convênio Plano ABC, o Convênio Ater para Médio Produtor (2018-2020), o Censo da piscicultura, o Programa de Fomento as atividades produtivas rurais, Projeto Inovação no Campo, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/Compra Direta Local), Programa de Crédito Rural. O Ruraltins tem como missão promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado, tendo como visão ser referência na prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural.


Autor: AMZ Noticias com Lúcia Brito


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia