Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019

Orgãos públicos intensificam ações educativas em balneários do interior do Pará




COMPARTILHE

O governo do Pará, esta preocupado em incentivar o turismo, nos balneários do estado durante a Temporada de Veraneio, mas ao mesmo temp,o a gestão estadual também esta preocupada em orientar os turistas e a população, sobre graves problemas que possam surgir, nesta ação de prevenção e orientação a Secretaria de estado de Saúde e o DETRAN, tem sido de suma importância, para intensificar ações de prevenção contra problemas de saúde e transito.

DETRAN - O segundo final de semana de julho contou com diversas ações do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) pelo interior e balneários do Pará, buscando tornar o trânsito mais seguro para todos. As atividades foram voltadas para o combate à alcoolemia, com orientação e conscientização dos condutores, além do trabalho realizado junto às crianças, educando desde cedo para um comportamento adequado no trânsito.

Marabá - Na região sudeste do Estado, a Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama), feira de exposições que ocorre anualmente no município, com shows, exposição de negócios e rodeios, atraiu um grande público. Cerca de 800 pessoas receberam informações educativas a respeito da alcoolemia, uso do cinto de segurança e, para motociclistas, a importância do uso do capacete.

Atividades específicas também foram voltadas para a sensibilização do público infantil. No shopping da cidade, a equipe de educação desenvolveu as ações de forma lúdica através de jogos, rodas de conversas e pinturas com figuras do trânsito. O principal objetivo foi educar a criança para que, futuramente, ela seja um adulto mais responsável no trânsito, mas também alertar os pais para práticas mais seguras nas vias. Tambem foram realizadas ações em  Bragança, na Ilha de Marajó e Mosqueiro.

Sespa - Mais de um milhão de preservativos masculinos e 25.300 mil unidades de lubrificante íntimo foram distribuídos pela Secretaria de Estado Saúde Pública (Sespa) durante a Operação Verão, realizada nos municípios mais procurados pela população durante os finais de semana de julho, por ocasião das férias escolares. Sob o tema "Verão é pra viver com saúde por todo o Pará", a operação já contou com mobilizações nos dois primeiros finais de semana deste mês e prosseguirão nos dias 21 e 22 e entre 26 e 28 de julho.

Também estão foram realizados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C e tuberculose, além da distribuição de folders explicativos. O objetivo é diminuir o número de pessoas com doenças sexualmente transmissíveis e com problemas dentários por meio de ações levadas por equipes da Sespa. As atividades envolvem vários setores responsáveis pela prevenção, diagnóstico e tratamento, com a participação de mais de 100 profissionais, entre servidores das Diretorias de Vigilância e Políticas de Atenção Integral à Saúde, além dos Centros Regionais de Saúde vinculados à Sespa e Centros de Testagens e Aconselhamentos das Secretarias Municipais de Saúde.

"Essas ações visam despertar na população em geral uma consciência participativa, mudança de comportamento e adoção de práticas seguras, através de uma abordagem interativa e educativa, disponibilizando material informativo, check-list da prevenção, preservativos masculinos e femininos e informando sobre o fluxo de atendimento para quem queira fazer testes de diagnóstico para as IST's", explica a médica Deborah Crespo, coordenadora da Divisão de Controle de Doenças Transmissíveis.


Autor: AMZ Noticias com Assessoria


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia