Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019

Parque Estadual Serra Azul em Barra do Garças reabre trilhas ao público com novas regras




COMPARTILHE

As trilhas do Parque Estadual Serra Azul foram reabertas à visitação do público, em caráter experimental. O parque, que fica em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, estava fechado desde 2014, após um incêndio que devastou 70% da vegetação local.

A reabertura foi decidida por meio de um Conselho Consultivo, entretanto, foram estabelecidas novas regras de funcionamento. A visitação ocorre de terça-feira a domingo. A segunda-feira é reservada à manutenção do parque.

O número de visitantes também foi limitado. Serão permitidos 30 ciclistas por dia e carros só poderão entrar quando estiverem transportando idosos, crianças ou pessoas com deficiência. Ainda assim, serão permitidos 10 automóveis por dia. Está autorizado o acesso de ônibus dentro do parque. Porém, apenas três ônibus, com 40 passageiros serão permitidos. No caso das vans, poderão adentrar o local três veículos com 25 visitantes, por dia.

Tanto ônibus quanto vans precisam estar ocupadas com, pelo menos, 70% da capacidade de passageiros para caracterizar transporte coletivo e assim, obter autorização para entrar no local. Também é preciso estar atento aos horários de permanência no parque. Não será permitida a presença de visitantes após o entardecer.

Trilhas - De bioma cerrado, o Parque Estadual da Serra Azul possui a trilha das Cachoeiras com percurso estimado de 2,35 Km. O turista tem a opção de seguir na trilha contracorrente do Córrego Voadora ou na direção normal do fluxo da água. Aos que desejarem subir, a entrada será via Clube da Usina e via Pé da Serra.

Caso se opte por descer, o visitante terá como ponto de partida a Unidade de Fiscalização e Monitoramento 2, antiga Chácara da Prefeitura, na porteira antes do Córrego Voadeira. No local já foram registrados vários incêndios de grandes proporções. No ano passado, o fogo destruiu cerca de cinco mil metros quadrados de área dentro da reserva.


Autor: AMZ Noticias com G1


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia