Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019

Estudo mostra que MDB, PSDB, DEM e PR dominam 72% das prefeituras paraenses




COMPARTILHE

O Estado do Pará é um gigante, possui dimensões continentais. É o segundo maior estado em área territorial do Brasil, com mais de um milhão de km². Atualmente existem 144 municípios.

Diante de toda essa imensidão, ao observarmos a distribuição dos partidos políticos no Estado, considerando a agremiação política do Prefeito Eleito, nos deparamos com o protagonismo de apenas 04 legendas partidárias: MDB, PSDB, DEM e PR.

Esses partidos, juntos, controlam 105 municípios paraenses, ou seja, 72,9% do território estadual, ficando assim distribuídos: MDB (41), PSDB (34), DEM (16) e PR (14). Um trabalho realizado pelo Consultor Político Luã Gabriel, originalmente publicado aqui, revela o engajamento, a organização e estruturação desses quatro partidos políticos no Estado do Pará, Senão vejamos:

•O protagonismo dessas quatro agremiações políticas, especialmente quando miramos na região Nordeste Paraense, a maior em quantitativo de municípios, 50 ao total. Nessa região o MDB possui 12 Prefeitos, o PSDB 11, o DEM 10 e o PR 8.- O MDB tem presença forte na região Sudeste Paraense, com 14 das 39 Prefeituras naquela região. Em seguida aparece o PSDB com 10 Prefeituras.

•Quando integramos num eixo a região Baixo Amazonas e Sudoeste Paraense, é possível observar o domínio regional consolidado do MDB nas duas regiões, com o total de 4 Prefeituras na primeira (B.A.) e 6 na segunda (S.P.). - No Baixo Amazonas tem uma clara faixa de domínio do PR, com 3 Prefeituras praticamente circunvizinhas. Naquela região PSDB e DEM estão empatados em quantitativo de municípios, 2 cada.

•Dos 16 municípios da região Marajoara, 5 são geridos pelo PSDB, 4 pelo MDB e 2 pelo PR. Nesta região o DEM não possui nenhuma Prefeitura. - Já na Região Metropolitana, que possui 10 municípios, o PSDB possui 3 Prefeitos, o DEM 2, enquanto que MDB e PR possui 1, cada.


Autor: AMZ Noticias com Zé Dudu


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia