Terca-Feira, 17 de Setembro de 2019

Nova adutora amplia em 30% a captação de água do Córrego Cacau em Confresa




COMPARTILHE

As obras de expansão e melhoria do sistema de abastecimento de água avançam em Confresa. Nesta semana, a Águas de Confresa colocou em operação a nova adutora – tubulação de grande diâmetro que transporta água bruta captada no córrego Cacau para o sistema de tratamento da cidade. A iniciativa trouxe segurança operacional para o sistema e permitiu o aumento de 30% da capacidade de produção de água tratada no município.

A nova adutora tem 2.200 metros e faz parte do conjunto de melhorias para aumentar a capacidade de abastecimento de água na cidade, que será ampliado de 140 mil litros de água por hora para 270 mil litros de água por hora. Outras obras já estão em andamento para aprimorar o sistema no município. A concessionária realiza melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA) para manter a segurança operacional do sistema, com a reabilitação dos equipamentos floculador e decantador.

A concessionária também aprimorou as operações com a aquisição de um novo sistema de bombeamento de alta tecnologia na captação do Rio Cacau, melhorando a produção de água tratada no município. As melhorias incluem a instalação de novas bombas anfíbias, que conseguem retirar um maior volume de água do rio e, além disso, tem capacidade de funcionar dentro e fora da água, o que faz com que operem tanto em tempo de cheias quanto em tempos de seca.

Segundo o diretor-executivo da Águas de Confresa, Thiago Maziero, a concessionária tem realizado importantes investimentos para acompanhar o desenvolvimento da cidade, investindo em infraestrutura para atender o crescimento populacional. “Estamos trabalhando para ampliar o fornecimento de água e garantir ainda mais a segurança e regularidade do sistema. Nossa meta é sempre prestar um serviço de qualidade, de forma preventiva e planejada”, assegura.

BARRAGEM – Para garantir o fornecimento de água durante o período de estiagem, quando ocorre a baixa vazão de água do Rio Cacau, a concessionária construiu um barramento provisório para ampliar a capacidade de captação, tratamento e distribuição de água para a população.

A empresa reforça que, mesmo com a oferta de água tratada regular no município, medidas devem ser tomadas para conservar os mananciais, para que não cheguem a situações críticas. Por isso, orienta a população para que sejam colocadas em prática medidas de consumo consciente da água - atitudes que fazem toda a diferença nesse período de seca prolongada.


Autor: AMZ Noticias com Tais Tomie


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia