Domingo, 12 de Julho de 2020

General Comandante Militar do Oeste realiza visita à cidade de São Félix do Araguaia




COMPARTILHE

O Comandante Militar do Oeste, General de Exército Lourival Carvalho Silva, acompanhado do Comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, General de Brigada, Fernando Dias Herzer, visitaram nesta quinta feira, 3 de outubro de 2019, o município de São Félix do Araguaia.

Eles foram recepcionados pela prefeita Janailza Taveira, acompanhada de secretários municipais e vereadores, esta é a primeira vez que o município recebe a visita de uma alta comitiva de oficiais.

O Exército Brasileiro iniciou em São Félix do Araguaia as atividades da Operação Verde Brasil, executadas pelas Forças Armadas em parceria com órgãos de controle ambiental e de segurança pública, foram ampliadas nos estados de Tocantins e de Mato Grosso. Até o momento, as ações estavam concentradas na região sudoeste de Mato Grosso, na área de atuação do 2º Batalhão de Fronteira, pertencente à Força Terrestre Componente Jauru (FTC Jauru).

Os soldados montaram a base no quartel da Policia Militar de São Félix do Araguaia, e conta com apoio de um Posto de Comando com acesso à internet, onde permiti comunicação com a central. A ação também tem apoio da Policia Militar de São Félix do Araguaia, dos Bombeiros e Prevfogo. No local tem Posto de Saúde, Refeitório e Dormitórios.

De acordo com o Exército, cerca de 80 militares pertencente ao 58º Batalhão de Infantaria Motorizado, com sede em Aragarças-GO e sob o Comando do tenente-coronel José Jorge Gonçalves Júnior, se deslocou para a cidade São Félix do Araguaia, a fim de combater às queimadas e repressão ao desmatamento da floresta e do garimpo ilegal. Além dos militares do Exército Brasileiro, integrantes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Os militares permanecerão em São Félix do Araguaia até 28 de outubro, onde irão trabalhar no combate de Incêndios Florestais e Crimes Ambientais.

A partir da prorrogação do emprego da Garantia da Lei e da Ordem Ambiental (GLOA), por meio do Decreto 10.022 de 20 de setembro, foi instituído o Comando Conjunto do Oeste, que vai atuar em Mato Grosso. A Força Terrestre Componente (FTC) conta ainda com tropas em condições de se deslocarem para localidades de Canarana e Juína, ambas em Mato Grosso. Para as ações, são empregados 387 militares e 45 viaturas.

Operação Verde Brasil - Mais de 8 mil homens e mulheres atuam no combate às queimadas no âmbito da Operação Verde Brasil. A ação é executada por militares das Forças Armadas coordenados com órgãos de controle ambiental e de segurança pública, para o combate às queimadas e repressão ao desmatamento da floresta e do garimpo ilegal.

Desde o início da ação, em 24 de agosto, os militares e integrantes de agências governamentais já combateram mais de 1,4 mil focos de incêndio, detiveram 68 pessoas e lavraram 129 termos de infração, que resultou na aplicação de R$ 36 milhões em multas.

O general Herzer agradeceu a recepção e pontuou que em todo o Estado o exército brasileiro vem trabalhando muito, se empenhando para reduzir os índices crimes ambientais e garantir mais segurança à população. Ao final da tarde, as mulheres que comandam São Félix do Araguaia, foram convidadas pelo comandante a darem uma volta de helicóptero e a noite participou de um jantar na Pousada Recanto do Sossego.

A partir da prorrogação do emprego da Garantia da Lei e da Ordem Ambiental (GLOA), por meio do Decreto nº 10.022 de 20 de setembro, foi instituído o Comando Conjunto do Oeste, que vai atuar em Mato Grosso.A Força Terrestre Componente (FTC) conta ainda com tropas em condições de se deslocarem para localidades de Canarana e Juína, ambas em Mato Grosso. Para as ações estão sendo empregados 387 militares e 45 viaturas.


Autor: VanessaLima com ORepórterdoAraguaia


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias