Sábado, 19 de Outubro de 2019

Bombeiros controlam incêndio e deixam sítio arqueológico paraense fora de perigo




COMPARTILHE

Os principais focos de incêndio no sítio arqueológico Serra da Lua, no município de Monte Alegre, oeste paraense, estão controlados. Segundo o 4º Grupamento de Bombeiros Militares de Santarém, uma chuva que caiu no Parque Estadual de Monte Alegre (Pema), por volta das 4h desta segunda-feira (7), e durou cerca de uma hora e meia, contribuiu significativamente para a contenção do fogo. A situação de controle foi confirmada por imagens capturadas por drones feitas pelos militares.

As duas equipes do Corpo de Bombeiros e demais integrantes da força-tarefa estiveram na região por volta de 5h30 desta segunda e não encontraram mais sinais de fumaça. "A área continua sendo monitorada para sanar qualquer dúvida, assim como o trabalho preventivo que é feito aqui", disse o tenente-coronel Tito Azevedo, comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militares de Santarém.

A equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), responsável pela gestão da Unidade de Conservação (UC), continua trabalhando no combate e prevenção das queimadas na área de abrangência do Parque - que abriga 15 sítios arqueológicos e a estrutura do centro de acolhimento para receber os visitantes. Ações de educação ambiental também estão sendo promovidas com as comunidades que residem dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna, onde o Pema está inserido. A visitação no Parque continua suspensa temporariamente.


Autor: Redação AMZ Noticias


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia