Terca-Feira, 19 de Novembro de 2019

Nuvem rara 'Mammatus' chama a atenção de moradores do Oeste de Santa Catarina




COMPARTILHE

O formato inusitado de uma nuvem chamou a atenção de moradores do Oeste de Santa Catarina na tarde de segunda-feira (28). Chamada pelos meteorologistas de "Mammatus", o fenômeno foi visto no céu dos municípios de Vargeão e Ponte Serrada, conforme a Defesa Civil.

Esse tipo de nuvem é raro e pode aparecer em dias de chuva forte, geralmente antes ou após as tempestades, de acordo com a Central NSC de Meteorologia. O nome é referente ao seu formato, semelhante a mamas. As pequenas nuvens, que lembram também o formato de bolhas ou bolsas, se formam embaixo de outra nuvem maior, da qual elas são dependentes.

Em fevereiro, outra nuvem já havia chamado a atenção dos catarinenses. A "shelf cloud" foi vista nas praias de Piçarras e Penha, no Litoral Norte do Estado. Ela se forma quando a temperatura está elevada no solo e encontra uma camada de ar mais frio, ou seja, quando há um forte calor na superfície e um ar frio em altitude.

Os catarinenses devem ter mais um dia abafado. A terça-feira (29) terá aberturas de sol e muitas nuvens, com temperaturas ultrapassando os 30°C em todo o Estado. Em municípios do Sul, o calor pode chegar a 40°C, conforme o meteorologista Leandro Puchalski.

No Norte e no Vale do Itajaí, as máximas devem ficar entre 35°C e 37°C. Nas outras regiões, a previsão é que os termômetros marquem entre 30°C e 34°C. Mas todo esse calor deverá gerar nuvens carregadas, que devem trazer chuva no fim do dia em determinadas regiões, com possibilidade de trovoada e granizo.


Autor: Redação AMZ Noticias


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Norte Araguaia