Quinta-Feira, 13 de Agosto de 2020

Seminário de Gergelim em Canarana discute desafios e oportunidades da cultura




COMPARTILHE

Teve início às 08h da manhã desta sexta-feira (06/12), o Primeiro Seminário de Gergelim em Canarana-MT vai trazer, no decorrer da programação do dia, seis palestras, que vão abordar desde a seleção de sementes até o final do ciclo do cultivo, indo mais além, abordando o mercado do grão e qualidade para a industrialização.

O evento, que é uma promoção de empresas e organizações ligadas ao cultivo e comercialização do Gergelim. As palestras serão ministradas por pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), bem como analistas de mercado.

Recentemente, a Embrapa lançou a primeira cultivar de gergelim com proteção concedida. A BRS Morena foi desenvolvida pela equipe da Embrapa Algodão (Campina Grande/PB) e deverá atender grandes produtores da região Centro-Oeste onde a cultura tem se expandido nos últimos anos, especialmente no estado do Mato Grosso. A cultivar deve chegar ao mercado em 2020.

A região de Canarana é responsável por aproximadamente 90% da produção brasileira de Gergelim, mas o Brasil ainda é um pequeno produtor em comparação com outros países, como Índia e China. A cultura do Gergelim se adequou bem a região do Médio Araguaia devido às condições climáticas, que são favoráveis.

As palestras são voltadas para área de sementes, manejo e adubação, manejo de plantas daninhas, manejo fitossanitário, mecanização na cultura do gergelim e mercado e qualidade da matéria prima para industrialização. As inscrições antecipadas podem ser feitas no Sindicato Rural de Canarana (66) 3478 1284. Informações pelo telefone (66) 3544 8627 – (66) 99216 0121.


Autor: AMZ Noticias com AGRNoticias


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias