Terca-Feira, 26 de Maio de 2020

Projetos Quelônios prepara construção de berçário para filhotes de tartaruga no rio Araguaia




COMPARTILHE

Filhotes de tartaruga estarão sendo soltas em um berçário às margens do rio Araguaia, em Tocantins, ainda este ano. O projeto Quelônios de Araguaína prevê para o segundo semestre a construção de um espaço localizado em 17 ilhas do povoado de Garimpinho, no município de Araguaína

De acordo com a Prefeitura de Araguaína, tracajás e tartarugas da Amazônia são as espécies já identificadas no Garimpinho. O berçário vai proteger e permitir que os filhotes desenvolvam resistência antes da soltura no meio natural.

Depois de pôr os ovos, a tartaruga os cobre e vai embora. Quando os ovos eclodem, outros animais são atraídos pelo cheiro do umbigo dos filhotes. O homem também aparece entre os predadores que destroem ninhos e comercializam os quelônios.

Os técnicos municipais do Meio Ambiente estarão presentes no local durante todo o período de nascimento dos quelônios, entre agosto e dezembro. Eles vão recolher os filhotes que ficarão no berçário até a cicatrização do umbigo e o desenvolvimento dos cascos. Segundo a prefeitura, o projeto prevê a participação de voluntários, como moradores da região, estudantes e pesquisadores.

No final de dezembro o Ibama divulgou que as medidas protetivas adotadas pelo Programa Federal Quelônios da Amazônia vêm mantendo a tartaruga-da-amazônia e o tracajá fora da lista de animais brasileiros em risco de extinção. O Ibama estima que, em 40 anos, mais de 80 milhões de filhotes de quelônios amazônicos foram protegidos de fatores como a exploração econômica predatória e a destruição de habitantes. O Programa Quelônios da Amazônia está presente em oito estados: Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Rondônia e Roraima.


Autor: Redação AMZ Noticias


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias