Quarta-Feira, 27 de Maio de 2020

Marinha alerta região Araguaia sobre cuidados com a navegação durante o período chuvoso




COMPARTILHE

 “As águas do São Francisco estava por cima da ponte…” Este trecho lendário da música de Tião Carreiro e Pardinho retratam a situação das águas na região do Araguaia.

Já estava na hora da região ficar com a cara da invernada que normalmente se espera pra essa época na região. Precisamos de chuva pra que tenhamos fartura de produção agrícola. E neste período de chuva, estávamos preocupados pela estiagem incomum pela carência de chuva.

Durante os meses de janeiro e fevereiro onde se esperava chuvas diuturnamente não ocorreu. E agora em março, elas começaram. Em toda região a água tem caído a vontade. Vila Rica, Confresa, Porto Alegre, região do Xingu, Alto Boa Vista, Luciara, assim como São Félix do Araguaia.

Em São Félix do Araguaia-MT, conforme nos informou o Agente da Marinha Capitão-Tenente Jaecy Fonseca de Medeiros, o nível do Rio Araguaia tem subido bastante. Pela medição fluviométrica, a obtida do aplicativo hidroweb da Agência Nacional de Águas (ANA), hoje 09/03, atingiu 7,42 metros, ao passo que no ano passado o auge foram 7 metros no dia 01/04/19 e conforme nos diz o Capitão-Tenente Jaecy, a tendência é subir ainda mais.

O Agente Fluvial de São Félix do Araguaia explica ainda que a marca histórica da cheia do Rio Araguaia em São Félix foi no mês de março de 2004, quando o rio atingiu 9,32 metros, quer dizer quase dois metros a mais que a marca atual. Naquela ocasião várias ruas foram alagadas e a cidade ficou isolada.

A Agência Fluvial de São Félix do Araguaia em nome da Marinha do Brasil faz o seguinte alerta: Nesse período de cheias dos nossos Rios do Norte Araguaia é imprescindível o uso de coletes salva-vidas ajustados aos corpos de navegadores, pescadores, passageiros e pilotos de embarcações.

É comum acontecer acidentes nestas condições de cheias dos rios, devido às fortes correntezas, e o colete salva-vidas é o equipamento de salvatagem que salvaguardará as vidas humanas. Em caso de acidentes nos nossos rios, ligue para o telefone gratuito da Marinha do Brasil para emergências fluviais 185.


Autor: VanessaLima com OReporterdoAraguaia


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias