Terca-Feira, 11 de Agosto de 2020

Agência de Turismo do Tocantins apresenta plano para reabrir o Parque do Jalapão em agosto




COMPARTILHE

O Governo do Tocantins recebeu nesta quarta-feira (1º) um plano de reabertura para o Parque Estadual do Jalapão a partir de agosto. O documento foi elaborado pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) em parceria com as prefeitura de Mateiros, São Félix e Ponte Alta do Tocantins, todas na região do parque.

Ainda não foram detalhados os termos do plano, entregue em mãos a Mauro Carlesse (DEM) no Palácio Araguaia. A Adetuc afirma que a proposta contempla os protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O material terá que ser analisado pelo Comitê de Crise do governo.

O parque foi fechado em março e chegou a ter a reabertura anunciada para maio, mas o governo recuou após o ritmo de contágio se acelerar no estado. Nesta quarta-feira o Tocantins também registrou recorde diário na quantidade de novos casos da doença, com 460 confirmações. Ao todo, mais de 11,2 mil pessoas já contraíram a Covid-19 no estado e 204 tocantinenses morreram.

Recentemente o movimento pela reabertura do parque ganhou força, principalmente entre os trabalhadores do turismo. Como muitas famílias dependem da atividade há moradores da região sem saber como pagar as contas. Houve manifestações organizadas pela categoria pedindo um prazo para o retorno.

O presidente da Adetuc, Tom Lira, confirmou que a reabertura depende diretamente dos resultados da pandemia no estado. "Acreditamos que se não houver aumento exponencial de Casos da Covid-19, o Governador pode decidir pela abertura do Parque, de forma segura e responsável visando a recuperação econômica e a saúde dos moradores da região", disse ele. O Jalapão é a região turística mais visitada do Tocantins e abriga monumentos naturais que são símbolos do estado, como as dunas, fervedouros, a Pedra Furada e as cachoeiras da Velha e do Formiga. 


Autor: Redação AMZ Noticias


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias