Terca-Feira, 11 de Agosto de 2020

Colheita da safra de gergelim no Médio Araguaia chega a 55% com bons índices de produção




COMPARTILHE

A colheita do gergelim prossegue no município de Água Boa e na região do Médio Araguaia. Um levantamento da Associação dos Engenheiros Agrônomos mostra que as máquinas já colheram 55% das áreas semeadas. No ciclo safrinha, foram plantados cerca de 30 mil hectares com gergelim.

O agrônomo Fabrizio Godoy Mazzei disse que as produtividades continuam variadas, principalmente em função da tecnologia usada em cada propriedade. Trata-se de uma cultura recém introduzida, o que aumenta os desafios de agrônomos, técnicos e produtores rurais. A média está ficando em torno de 650 quilos por hectare.

Esse patamar já proporciona bom rendimento aos produtores rurais. Os agricultores Rafael e Célio Fries, da Fazenda Água Boa, já colheram cerca de 60% da área de 90 hectares. Eles obtiveram a boa marca de 820 quilos de gergelim por hectare. Os produtores estão satisfeitos com a rentabilidade, mesmo sendo uma cultura introduzida recentemente.

Já em 190 hectares com milho, os Fries alcançaram a produtividade de 127 sacas por hectare, depois de colhida a área de 80%. Marcos André Bertol da região da Serrinha alcançou 500 quilos por hectare de gergelim. Isso aponta que os produtores rurais estão alcançando diferentes produtividades no município.


Autor: Inacio Roberto com Interativa FM


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias