Quarta-Feira, 02 de Dezembro de 2020

Plano prevê reabertura do Jalapão para visitantes acompanhados de guias em 19 de julho




COMPARTILHE

O Governo do Tocantins informou nesta quarta-feira (8) que estuda reabrir o Parque Estadual do Jalapão no dia 19 de julho para turistas acompanhados de guias. A visitação seria autorizada somente a pessoas que usassem os serviços de alguma das operadoras cadastradas e apresentassem exame negativo para a Covid-19. Turistas independentes ainda não poderão entrar no parque.

O plano apresentado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adtuc) determina que a visitação será através de passaportes e que só eles só serão emitidos até 30% da capacidade do parque. Não foi especificado qual a quantidade de passaportes que isso representa em números absolutos.

As comunidades quilombolas do Prata e do Mumbuca vão seguir fechadas inicialmente. O parque terá sete barreiras fixas. Cinco delas serão para controle de acesso, nos municípios de Novo Acordo, Lizarda, Mateiros, Lagoa do Tocantins e Ponte Alta do Tocantins. As outras duas são de policiamento para impedir a chegada de visitantes nas comunidades quilombolas.

Os protocolos de segurança ainda estão sob avaliação e podem mudar até a data da reabertura. O prazo também pode ser alterado, já que depende da aprovação do Comitê de Crise da pandemia, que ainda não avaliou o pedido.

Não será permitido o banho em locais com água parada, mas não está claro se isso se aplica aos fervedouros, por exemplo. A prática de rafting na Cachoeira da Velha terá protocolo específico ainda não divulgado. O uso da máscara é obrigatório e o álcool em gel recomendado aos visitantes.

O parque foi fechado em março e chegou a ter a reabertura anunciada para maio, mas o governo recuou após o ritmo de contágio se acelerar no estado. O novo plano foi apresentado no começo do mês e previa a reabertura apenas para agosto.


Autor: Redação AMZ Noticias


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias