Quarta-Feira, 21 de Abril de 2021

Mato Grosso é o 2º estado brasileiro com mais mortes de indígenas por covid 19




COMPARTILHE

Um levantamento da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) mostrou que Mato Grosso é o segundo estado com mais morte de indígenas por covid-19. Foram 107 óbitos desde abril, atrás apenas do Amazonas, que teve 188 mortes.

Entre os casos confirmados, o maior número de mortes aconteceu entre os Xavantes, com 47 óbitos. Dos municípios onde ocorreram as mortes em decorrência da covid-19 entre os indígenas, Barra do Garças (509 km a leste da Capital) lidera o ranking estadual, com 16 registros.

A primeira morte registrada entre os indígenas de Mato Grosso foi a de um bebê de 8 meses da etnia Xavante, na aldeia de Marawãitsédé, no município de Alto Boa Vista (1.059 km a nordeste), em 11 de maio.

Segundo boletim da Apib, enquanto a letalidade na população brasileira em geral está em cerca de 5%, entre os povos indígenas a covid-19 mata 8,8% dos infectados. Até 21 de agosto 26,6 mil indígenas no Brasil foram infectados pela covid-19, com 700 mortes registradas em 155 povos.


Autor: AMZ Noticias com Gazeta Digital


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias