Quinta-Feira, 26 de Novembro de 2020

Equipes de fiscalização fazem operação no lago de Palmas para coibir pesca na piracema




COMPARTILHE

Equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Marinha e Polícia Militar Ambiental (BPMA) fizeram uma fiscalização no lago da usina hidrelétrica, entre Palmas e Porto Nacional. O objetivo é coibir possíveis atividades de pesca durante o período da piracema. Novas ações serão realizadas durante o período de proibição da pesca.

A ação foi realizada na quinta-feira (19). Os agentes percorreram também os ribeirões São João e Xupé e recolheram redes deixadas por pescadores, além de fazem abordagens educativas.

Segundo o Naturatins, as ações de fiscalização no lago da usina e outros cursos de água do estado estão intensificadas. Além da piracema, o estado também segue com a cota zero para o transporte de qualquer quantidade de pescado. "Operações como estão sendo realizadas constantemente em vários pontos do estado, como forma de coibir a pesca nesse período importante, de reprodução dos peixes", explicou o gerente de fiscalização do Instituto, Amarildo Pereira.

PIRACEMA - Desta vez a piracema começou no 1º de novembro de 2020 até 28 de fevereiro de 2021. Nesse período, fica proibida a pesca em todas as suas modalidades, nos rios, lagos ou qualquer outro recurso hídrico no Tocantins, inclusive a promoção de campeonatos ou torneios de pesca.

A proibição se estende para o transporte, a comercialização, o beneficiamento e a industrialização de espécimes provenientes da pesca. Também são proibidos a captura e transporte, bem como a comercialização e a armazenagem do pirarucu, na bacia hidrográfica dos rios Araguaia -Tocantins, no período de 1º de outubro a 31 de março.


Autor: Redação AMZ Noticias


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias