Quarta-Feira, 21 de Abril de 2021

UTI Aérea de Mato Grosso completa 100 horas de voo com socorro a 27 pacientes




COMPARTILHE

Com mais de 36 mil quilômetros percorridos por 15 municípios de Mato Grosso, o transporte aeromédico do Governo do Estado atingiu a marca de 100 horas de voo, neste mês de novembro de 2020. A UTI Aérea também transportou pacientes aos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. No total, até o momento, 27 pacientes foram atendidos.

O resultado foi alcançado após sete meses de implantação do serviço aeromédico próprio em Mato Grosso, fruto de um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Segurança (Sesp-MT), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Segundo o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Victor Fortes, o serviço tem contribuído com o atendimento de saúde à população e com a economicidade.

“Tivemos importantes apoios prestados a quem precisa da UTI Aérea, e nossa intenção é ampliar esta capacidade. Estamos na iminência de receber mais duas aeronaves no mesmo porte até o final do ano e, com isso, poderemos superar esta marca”.

Entre as ações que marcaram o serviço, está o transporte de uma pessoa adulta em que houve a necessidade de reanimação cardiorrespiratória pulmonar, cujo voo garantiu a vida do paciente. Outro caso destacado é de um bebê indígena de quatro meses que, após tratamento cardiológico em Cuiabá, pôde retornar para a localidade de seus familiares. Dois integrantes da Força Nacional que se acidentaram durante operação de combate a incêndios no Pantanal também retornaram com a UTI Aérea às suas casas, no Rio de Janeiro.

“A UTI Aérea é um importante equipamento, que conta com empenho tanto da Segurança quanto da Saúde. Para nós a vida não tem preço, por isso somamos esforços para atender a sociedade cada vez melhor”, reforça o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

Para o responsável pela implantação do serviço, tenente-coronel BM Flávio Gledson Vieira Bezerra, o serviço de transporte aeromédico “Voo Pela Vida” é uma política pública do Governo do Estado que garante assistência especializado ao cidadão mato-grossense residente nos locais mais longínquos do Estado.

O coordenador do Ciopaer, coronel PM Juliano Chiroli, destaca a importância da atividade para a sociedade. “Graças a esta parceria com a SES-MT, a população de Mato Grosso passou a contar com um serviço de qualidade a um custo menor, já que se trata de uma aeronave própria equipada”.

“É muito positivo que o Estado consiga oferecer, de forma independente, o transporte de UTI aérea para a população mato-grossense. São 100 horas de voo que beneficiam os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. Por meio deste importante serviço, a gestão estadual amplia a capacidade de atendimento e possibilita uma maior resolutividade e melhor assistência em saúde pública”, avaliou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

PROCEDIMENTOS ADOTADOS - Para a implantação do serviço, foram percorridas as fases de estudos e elaboração de projeto, aprovação, liberação de recursos por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) apoiado pelo Ministério Público Estadual (MPE-MT), aquisição, importação e nacionalização da aeronave.

Na sequência, foi finalizado o processo de transferência, contratação de seguro e manutenção/revisão da aeronave recém-adquirida. Foram realizados ainda dois cursos ao longo deste ano para a capacitação da tripulação em transporte aeromédico com profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Ciopaer e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT).

 As capacitações contaram ainda com auxílio de instrutores do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, que já têm expertise nesse serviço. O Termo de Cooperação Técnica foi firmado em 2019 e renovado para 2020 e 2021.


Autor: AMZ Noticias com Nara Assis


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias