O deputado estadual Dr. Eugênio Paiva (PSB) único representante da região Araguaia na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, usou a tribuna da casa na tarde desta quarta-feira (10), para falar sobre a nova proposta de Zoneamento socioeconômico e ecológico de Mato Grosso.
“Tivemos nos últimos dias uma surpresa com a abertura da consulta do novo projeto do zoneamento socioeconômico e ecológico de Mato Grosso. A nova proposta traz prejuízo para todo nosso estado, porém duas regiões serão mais afetadas, Vale do Guaporé e do Araguaia...”, disse o parlamentar durante discurso.
Uma área de mais de 4 milhões de hectares não pode parar de produzir! Não podemos ir na contramão, não podemos deixar, o desenvolvimento está em nossas mãos. A Assembleia Legislativa não pode destruir duas regiões tão importantes para o desenvolvimento deste estado! afirmou o parlamentar.
No ultimo sábado em entrevista a radio Eldorado de Vila Rica, o parlamentar já tinha criticado a proposta da Seplag MT, e disse que a situação é crítica, podendo ser considerada um grande “Ato de Covardia” já que a proposta inicial é impedir que cerca de 4 milhões de hectares da região Araguaia continuem sendo utilizadas pela agropecuária. “Isso pode inviabilizar a economia da região, precisamos nos unir com urgência”, disse o deputado.
Dr Eugênio reforçou que a proposta se trata de um verdadeiro golpe contra a economia da região, e que somente a união das lideranças da região Araguaia vai conseguir enfrentar esta proposta, que desmerece a vocação agropecuária da da população local.
O parlamentar disse que vai promover diversos encontros, inclusive com colegas parlamentares para poder alavancar apoio para a região, ele afirmou que a proposta é séria e precisa ser enfrentada com todas as forças possíveis para evitar graves prejuízos na região.
Vale lembrar que a Seplag-MT esta realizando entre os dias 18 de janeiro e 16 de fevereiro uma consulta pública através do seu site institucional sobre a proposta de Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) do Estado de Mato Grosso. A proposta original da Seplag-MT afeta a economia de 17 cidades da região Araguaia.
No encerramento de sua fala na tribuna. o deputado falou sobre a importância do apoio da imprensa, “Não vamos deixar este assunto de lado. Ele é muito importante. A Assembleia não pode destruir o desenvolvimento do nosso estado.”, encerrou . Veja a seguir o link com a entrevista do deputado no ultimo sábado, dia 06, a radio Eldorado de Vila Rica. https://www.facebook.com/eldoradofmvilarica/videos/448486843009931
Autor: AMZ Noticias com Assessoria