Quarta-Feira, 14 de Abril de 2021

Novo boletim aponta que mais de 100 mil pessoas já estão curadas da Covid-19 no Tocantins




COMPARTILHE

O 345° Boletim Epidemiológico da Covid-19 no Tocantins, divulgado nesta terça-feira, 23, aponta que o Estado chegou a 100.226 pacientes recuperados da doença. A marca positiva é resultado de ações assertivas e pontuais de gestores e da atuação excepcional dos trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente de combate ao novo Coronavírus.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, doutor Edgar Tollini, a forma como o Governo do Tocantins encarou a pandemia, desde o início, permitiu chegar a esse resultado positivo. “Fomos um dos primeiros entes federativos a apresentar o Plano de Contingência e a decretar fechamentos e ações que coibissem as aglomerações”.

Tollini  também disso que “Aliado a isso, conseguimos manter um número de leitos que atendam as demandas, sem necessidade de transferência de pacientes nossos para outros estados. Todas as unidades estão abastecidas de medicamentos, insumos e equipamentos de proteção individual necessários para o funcionamento de rotina”.

O trabalho das equipes multiprofissionais também foi elencado pelo gestor. “Além do esforço da Gestão Estadual, deve ser destacado o trabalho incansável e excelente de todas as equipes multiprofissionais de nossas unidades hospitalares, as quais não medem esforços para garantir a recuperação do maior número possível de pacientes. Todos estes profissionais atuam de forma heroica para que a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), no Tocantins, tenha o melhor e mais ágil atendimento”, pontuou Edgar Tollini.

A confeiteira Geisa Oliveira é uma das mais de 100 mil pessoas recuperadas e que receberam acolhimento pelo SUS. “Foram dias de apreensão e angústia, porque tenho filhos pequenos e tive que ficar isolada deles. Felizmente, só precisei de consultas e não cheguei a ser internada. Graças a Deus, tudo acabou bem e estou em oração para que esta pandemia passe logo e as pessoas que estão enfrentando possam se recuperar, assim como eu”, afirma.

O advogado José Hugo de Sousa chegou a ser internado no Hospital Estadual de Combate à Covid-19 (HECC), esteve uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e conta como venceu a doença. “Passei um total de 13 dias internados. Dias difíceis e angustiantes, longe da minha família, mas com a ajuda e o comprometimento de toda equipe do hospital, consegui vencer este vírus aterrorizante. Os profissionais são qualificados e humanizados e dão o máximo de si a cada paciente. Agradeço à direção e a todos os profissionais e que Deus abençoe a cada um”, destaca.

Moradora de Cristalândia, Benta Cardoso de Abreu, aos 70 anos, chegou ao estado grave da doença. Ela ficou por 12 dias sob os cuidados da equipe multiprofissional da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Palmas, em setembro de 2020 e superou a Covid-19. "Tive toda a assistência e os cuidados da equipe do HGP, só tenho gratidão a todos. Fiquei muito alegre em voltar para casa, para minha cidade e rever a família", declara.

DADOS -  Até esta terça-feira, 23, o Estado já notificou 350.512 pessoas e acumula 110.761 casos confirmados. Do total, 9.045 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.490 pacientes foram a óbito.


Autor: AMZ Noticias com Aldenes Lima


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias