Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021

Indígenas devem discutir uso sustentável de recursos naturais no Parque Nacional do Xingu




COMPARTILHE

Lideranças indígenas devem se reunir em assembleia, entre os dias 28 e 30 deste mês, para discutir o uso sustentável de recursos naturais no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso. O evento deve reunir representantes de 43 povos indígenas e cerca de 800 pessoas no parque. A assembleia é realizada pela Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt).

Além de definir a pauta de trabalho da Fepoimt para o próximo ano, os representantes dos povos indígenas devem entregar ao governo um documento com projetos sustentáveis a serem desenvolvidos com recursos doados pela Alemanha e pelo Reino Unido.

Ao todo, a disponibilização de R$ 170 milhões para os projetos foi feita durante a Conferência do Clima em Bonn, na Alemanha, no ano de 2017. O valor, porém, só deve ser entregue, caso o estado cumpra o acordo de reduzir o desmatamento. À época, o governo de Mato Grosso se comprometeu a investir o montante em projetos que apoiem o combate ao desmatamento, reflorestamento e ações de apoio à agricultura familiar e comunidades tradicionais e indígenas.

A programação do evento começa na quarta-feira (28), com a consulta e avaliação do documento final, segue na quinta-feira (29), com a plenária de aprovação e a entrega final do arquivo. Já na sexta-feira (30), a assembleia se encerra com deliberações da Fepoimt. No estado, as terras indígenas são responsáveis pela proteção de mais de 36% dos remanescentes de vegetação nativa.Por esse motivo, os povos indígenas vivem sob constante pressão de desmatamento, extração madeireira e garimpo ilegais.


Autor: Redação AMZ Noticias


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias