Domingo, 19 de Setembro de 2021

Mais da metade dos leitos de UTI destinados para coronavírus no Tocantins já estão ocupados




COMPARTILHE

O estado do Tocantins está com mais da metade dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva destinados para Covid-19 ocupados. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a taxa de ocupação nesta sexta-feira (29) é de 56% nos leitos de UTI e 37% nos leitos clínicos, que são usados nos cuidados intermediários.

Ao todo, no estado são 46 leitos de UTI Covid e 163 leitos clínicos para os pacientes da rede pública. A Prefeitura de Araguaína, no norte do estado, informou que o índice por lá é ainda mais elevado, chegando a 61% de ocupação dos 28 leitos de UTI na cidade. Há oito dias a taxa estava em 57%.

Recentemente o Governo do Tocantins determinou o uso dos leitos apenas para pacientes do estado, após uma UTI aérea aterrissar em Palmas com pacientes do Pará que foram internados na rede particular. Nas ruas, a medida divide opiniões.

"É uma preocupação pro governo do estado, pro prefeito. Mas a gente não pode deixar que venha uma pessoa de fora que vai morrer a míngua, na porta do hospital sem ser atendido porque ele não é da cidade. Eu acho que pode agasalhar todo mundo. Tratar de todo mundo. Isso cabe ao governo, né, arrumar para socorrer o povo", diz a autônoma Raimunda Reis.

O prefeito de Araguaína disse que a maior preocupação é com o atendimento a pacientes de outras regiões dentro do próprio estado. Ele afirma que este tipo de internação cresceu 80%, enquanto as de pacientes do próprio município apresentam evolução mais estável.

O Governo do Tocantins informou que até esta sexta, apenas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Palmas, foram realizados 8.663 testes para coronavírus. Os municípios também têm feito testes rápidos, além dos laboratórios particulares.

Pelo boletim epidemiológico mais recente, o Tocantins tem 70 óbitos em decorrência do novo coronavírus e 3.611 pacientes infectados. Ainda pelo documento, 1.129 pessoas estão recuperadas e 2.412 pacientes ainda estão em isolamento domiciliar ou hospitalar.


Autor: AMZ Noticias com G1


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias