Sexta-Feira, 30 de Julho de 2021

Pelo 2º mês seguido, Mato Grosso registra saldo positivo na geração de empregos




COMPARTILHE

Puxado pela agroindústria, Mato Grosso apresentou saldo positivo na criação de empregos em julho. O bom desempenho vem pelo 2º mês consecutivo desde o início dos casos de Covid-19 que levaram ao fechamento do comércio entre março e maio.

Mantendo a tendência de retomada econômica, o saldo no mês de julho ficou em 5.560, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Indústria e comércio foram os setores que mais admitiram, 13,3 mil, e também os que mais demitiram, 10,8 mil. Já a agropecuária é o setor que mais empregou, sendo mais de 4 mil empregos criados, frente a 2 mil demissões, ficando com saldo positivo de 1.893.

A economista Luceni Grassi explica que apesar da crise que assola várias regiões do país, o Estado tem algumas características que favorecendo. “Nossa economia está atrelada ao comércio internacional e enquanto em outros estados a situação estava ainda mais complicada, aqui estávamos vendendo a produção agrícola para China e Europa”, analisa.

No saldo acumulado em sete meses a criação de empregos foi de 8.372, sendo 196.061 admissões e 187.689 demissões. Os piores meses foram março (- 2.807), abril (-13.018) e maio (- 1.571). Foi em meados de maio que o comércio e a indústria retomaram e em junho o estado chegou a liderar o ranking nacional.

“Não tem mais crise econômica em Mato Grosso, mas tem sim uma crise sanitária”, alerta a economista. Isso porque se os números de pessoas infectadas pela Covid-19 voltar a crescer, pode ter impactos no comércio. Hoje são 81.822 casos confirmados da doença, sendo 2.572 óbitos.


Autor: AMZ Noticias com RDNews


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias