Quinta-Feira, 06 de Maio de 2021

Prefeitos destacam comprometimento do Governo do Tocantins com a agricultura familiar do estado




COMPARTILHE

O vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, entregou na tarde desta terça-feira, dia 02, um conjunto de máquinas pesadas, implementos agrícolas e ônibus escolares a 29 municípios tocantinenses. A iniciativa reforça o caráter municipalista da gestão e o compromisso do Governo do Estado com a agricultura familiar e transporte escolar de qualidade.

“O Governo Mauro Carlesse tem esse aspecto municipalista, porque entende que é por meio do desenvolvimento de todas as regiões do Estado que é possível melhorar as condições de vida dos tocantinenses. Estamos olhando para as dificuldades dos nossos municípios e do nosso povo nesse momento de pandemia. O Governo está atento e pronto para ajudar a minimizar as dificuldades”, frisou o vice-governador.

Durante a entrega de tratores, retroescavadeiras, pás carregadeiras e ônibus escolares, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café, também pontuou o apoio da gestão estadual aos municípios, principalmente neste momento de pandemia, contemplando pequenos produtores que precisam de máquinas agrícolas para o preparo da terra.

“Esses equipamentos vão viabilizar o acesso desse segmento a esses serviços e dar condições para que o produtor possa produzir para a sua subsistência e comercializar o excedente, gerando renda e melhorando a qualidade de vida do homem do campo”, explicou Wanderlei Barbosa.

PEQUENOS PRODUTORES - O prefeito de Colinas do Tocantins, Josemar Carlos Ksarin, que foi beneficiado com tratores de pneus, ônibus e pá carregadeira, destacou que os equipamentos agrícolas representam uma antiga demanda dos pequenos e médios produtores.

“Com essa gentileza do governador Mauro Carlesse e da bancada federal, nós conseguimos esses benefícios, que vão facilitar a vida dos pequenos, médios e grandes produtores, com estradas vicinais em melhores condições para escoamento da produção”, ressaltou. O prefeito mencionou que o incentivo veio em boa hora em virtude das dificuldades que os municípios estão atravessando.

Com uma economia predominantemente familiar, o município de Conceição, no sudeste tocantinense, foi beneficiado com um trator e grade, para utilizar no preparo da terra de pequenos produtores que não tem acesso à tecnologia.

O prefeito João Paulo Fernandes, agradeceu ao Governo do Estado e aos parlamentares tocantinenses pelo empenho em entregar todos esses benefícios. “Em nome desses produtores, eu agradeço aos nossos representantes por estarmos aqui recebendo esses equipamentos de muita importância. Muitos necessitam desse apoio para produzir para a própria subsistência, para abastecer a cidade e fortalecer a economia do município”, comemorou.

A prefeita de Santa Rita, Neila Moraes, também comemorou a entrega de um trator com implementos agrícolas e classificou a conquista como um marco para a agricultura familiar do seu município. “A agricultura vive um bom momento, mas precisamos dar apoio aos pequenos produtores que não contam com equipamentos para o preparo da terra. Apoiar esse segmento é motivo de muita gratidão ao governador Mauro Carlesse e aos nossos representantes no legislativo”.

Júnior Bandeira, gestor de Lajeado, informou que os ônibus vão permitir completar o serviço de transporte regular dos estudantes, tanto da cidade como da zona rural. “Vamos atender 100% com ônibus de qualidade, graças a essa parceria da prefeitura com o Governo do Estado e a bancada federal. É muito importante essa política municipalista do Governo”. O prefeito, que também foi contemplado com tratores e implementos agrícolas, destacou, ainda, que a agricultura familiar é a base da economia do município de Lajeado e os equipamentos vão proporcionar maior atenção ao segmento.

O município de Axixá, no Bico do Papagaio, também recebeu trator, retroescavadeira e ônibus escolar. O prefeito Auri-Walange explicou que os municípios passam por dificuldades, principalmente neste momento de pandemia, onde os pequenos vivem apenas com os repasses constitucionais do governo federal e do governo do Estado e ações como essa dão um alento muito grande.

“Com um cenário desfavorável como esse, o apoio do governador Mauro Carlesse é muito importante para sairmos dessas dificuldades e levarmos um alento para a nossa população. A agricultura familiar é o carro-forte do nosso município e esses tratores chegaram na hora certa para que a gente possa dar o suporte necessário”, enfatizou Auri-Walange.

O prefeito explicou, ainda, que 40% da população do seu município mora na zona rural e os ônibus escolares vão permitir melhorar sensivelmente o transporte nessas localidades. “Isso reflete diretamente no aprendizado dos nossos alunos e vem ao encontro do que a gente imagina para o povo de Axixá”, pontuou.

RECURSOS - Os recursos para aquisição das máquinas pesadas e dos veículos escolares são da bancada federal do Tocantins no Congresso Nacional. A ação visa melhorar a infraestrutura, impulsionando obras de recuperação de estradas urbanas e vicinais, que vão favorecer o escoamento da produção agrícola, além de gerar qualidade de vida aos alunos da zona rural.As ações ocorreram no Palácio Araguaia, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para evitar o contágio do novo Coronavírus.


Autor: AMZ Noticias com Assessoria


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias