Quinta-Feira, 22 de Abril de 2021

Direita, esquerda ou brasileiro?




COMPARTILHE

Há algum tempo vemos um país dividido, ou pelo menos boa parte da população, porque existem aqueles que tocam a vida diariamente as custas de muito trabalho, decepções e esperança e aqueles que radicalmente se posicionam como de direita ou de esquerda. Essa divisão esteve muito acirrada desde a campanha eleitoral de 2018, perdurou por um tempo, e quando imaginávamos que os ataques estavam se amenizando, eis que uma decisão do Ministro Fachin, traz à tona tudo novamente.

Não me posiciono como Direita ou Esquerda, pois nunca ocupei nenhuma dessas posições, e antes disso, sou brasileiro e torço para que independente de quem esteja lá, este país dê certo. Então colocarei aqui a minha opinião como tal.

Houve um tempo em que eu dizia que a condição do brasileiro havia melhorado, mas apesar de achar que isso realmente estava acontecendo na prática, haviam ressalvas quanto às decisões que estavam sendo tomadas e que comprometeriam essa melhora em um futuro próximo. Mas o propósito aqui não é analisar medidas deste ou daquele governo, mas sim fazer uma análise do dia a dia de quem levanta cedo, trabalha muito e mesmo assim vive com o orçamento apertado.

A esquerda diz: houve golpe, fomos injustiçados, condenou-se um inocente. Mas o que dizer das grandes empreiteiras, cujos delatores elencaram muitos nomes que se envolveram nas falcatruas denunciadas por eles, e que após as delações ou acordos de leniência, devolveram bilhões de reais aos cofres públicos? Será que realmente tudo o que foi propagado foi mentira? Será que realmente houve injustiça? E como explicar tantas delações e a devolução de tanto dinheiro desviado? Responda sinceramente: você realmente acredita que não havia corrupção? Mas por favor, responda sem fanatismo!

A direita por outro lado diz: não existe mais corrupção! Será? Não haver corrupção deveria ser a regra e não a exceção. Qual é o mérito de não se roubar, quando se foi eleito para cuidar do que é de todos? E o que dizer dos milhares de brasileiros que estão morrendo por causa de uma pandemia mal gerida? E pra não alongar demais, vamos falar apenas de três itens de consumo do brasileiro: arroz, carne e combustível, entre tantos. Quem ainda não percebeu que há um descontrole na economia? Pandemia, caos. Economia, caos. Responda sinceramente: Você está satisfeito com o que está acontecendo? Está bom pra você? Mas por favor, responda sem fanatismo!

Minha opinião é que o fanatismo fez com que parte da população deixasse de ver a realidade com olhar politicamente neutro. Como brasileiros, deveríamos entender que aquilo que não é bom pra um, não é bom pra todos. Se deixássemos o fanatismo de lado e lutássemos realmente por um país melhor, um dia o teríamos. Admitir que erramos (pois quando a maioria escolhe, todos erram) e estamos errando há décadas. Admitir o erro, é querer mudar e tentar acertar na próxima escolha e não fingir que quem errou foi o outro lado e insistir em algo que já provamos que não deu certo.

Seria hora de olharmos para a frente, todos na mesma direção e entender que o que já tivemos e o que temos não deu certo e foram frutos de escolhas erradas. Então, não vamos repetir os mesmos erros, vamos acreditar que teremos outras opções de escolha e que se forem feitas sem paixões partidárias, teremos a possibilidade de acertar.

E se errarmos novamente, mudaremos outra vez com a esperança de um dia acertar, sem insistir com aquilo que já provamos e que não aprovamos. Ficar brigando por algo que não deu certo é apequenar-se demais e acreditar que não somos brasileiros capazes de mudar a história deste país.

*VANDERLEI MUNHOZ é Bacharel em Comunicação Social, Radialista e Inspetor aposentado da Polícia Rodoviária Federal 


Autor: Vanderlei Munhoz


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias