Estão em todos os lugares os Direitos Humanos, inclusive dentro da gente. Pessoas jogadas fora precisam de Direitos Humanos. Os acostumados a se esconderem atrás do dinheiro e do poder precisam de Direitos Humanos o quanto antes.
O vadio, o ocioso, o preguiçoso, o desamoroso necessitam desde pequenininho de Direitos Humanos. As coisas que não valem nada precisam de Direitos Humanos. As causas perdidas clamam Direitos Humanos. O olhar precisa de Direitos Humanos.
A praça e a pracinha necessitam sempre de Direitos Humanos. A hora do almoço precisa, diariamente, de Direitos Humanos. O jantar romântico. A faxina de casa também precisa de Direitos Humanos. A leitura necessita de Direitos Humanos. A fala, o tato, o olfato, a visão, audição e o paladar igualmente.
Os recursos hídricos necessitam dos Direitos Humanos. Os resíduos sólidos. O parquinho, o pátio da escola, a sala de aula; o professor e o aluno precisam de Direitos Humanos até no feriado. O Conselho de Direitos Humanos da ONU necessita demais de Direitos Humanos.
O Poder Legislativo, o Executivo e Judiciário precisam há tempos de Direitos Humanos. A Defensoria Pública e o Ministério Público também.A Corte Interamericana de Direitos Humanos precisa. Ora! Um sapato e um plástico jogado fora precisam de Direitos Humanos. A fauna e a flora. Os filhos, as mães e os pais necessitam muito de Direitos Humanos. Meu Deus! Os processos judiciais precisam de Direitos Humanos …
Nossos rios, estes necessitam bastante dos Direitos Humanos. A força e a vida esquecida em seu interior pedem Direitos Humanos. Até as coisas que não pretendem, que não precisam, precisam de Direitos Humanos. Você e sua circunstância… Direitos Humanos
*EMANUEL FILATIRGA é Promotor de Justiça em Mato Grosso
Autor: Emanuel Filatirga