Sexta-Feira, 18 de Junho de 2021

Pequenos negócios foram responsáveis por 90% dos empregos gerados em 2021 no Tocantins




COMPARTILHE

Um novo levantamento feito pelo Sebrae com dados do CAGED do Ministério da Economia mostram que, no primeiro trimestre de 2021 as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela geração de 89,52% dos empregos criados no Tocantins, o que corresponde a um número oito vezes maior que os postos gerados pelas empresas de médio e grande porte.

Na região norte, o Tocantins é o estado em que os pequenos negócios mais empregaram neste período proporcionalmente. Já em nível nacional, o Estado ocupa a quinta posição. Dos 4.133 empregos gerados no primeiro bimestre de 2021, 3.700 foram das micro e pequenas empresas, enquanto as médias e grandes empresas criaram apenas 427 novas vagas. Os números referem-se ao saldo líquido de empregos formais gerados, ou seja, a diferença entre o número de admissões e o número de demissões.

No comparativo do ano passado, antes da pandemia, as micro e pequenas empresas tocantinenses criaram 1.841 postos de trabalho. No mesmo período em 2021, foram mais de 3700 vagas de emprego criadas, o que representa um crescimento de 103,97% frente aos empregos gerados em 2021. Setorialmente, os empregos nas micro e pequenas empresas seguem sendo puxados pelos segmentos de serviços (1.561 vagas), seguido pelo comércio (1.344 vagas) e indústria de transformação (396 vagas).

O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, destaca que esses dados reforçam o quanto os pequenos negócios são essenciais para a retomada do crescimento da economia do país e para a geração de emprego. “Mesmo com a crise, são eles que sustentam a maioria das famílias tocantinenses, gerando emprego e renda. Por esse motivo, devemos intensificar as políticas públicas que amparem os empresários das micro e pequenas empresas”, pontua Moisés. 


Autor: AMZ Noticias com Assessoria


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias