Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021

Moradores resgatam filhote de onça preta na zona rural de Novo Progresso e entregam animal para autoridades




COMPARTILHE

Moradores de Novo Progresso, sudoeste do Pará, resgataram um filhote de onça preta. De acordo com testemunhas, o animal estava sozinho numa área de mata, quando foi encontrado, no último final de semana. Os moradores levaram o filhote até a fazenda mais próxima, que fica na comunidade "Alvorada da Amazônia", na zona rural do município. Ainda de acordo com a população, o animal passa bem e foi entregue às autoridades.

ONÇA PRETA - As onças pretas, também conhecidas como panteras negras, são, na verdade, onças pintadas que nascem diferentes. A cor escura é uma mutação genética que aumenta a quantidade de melanina nos animais. A substância é responsável pela cor preta no pelo da onça. Com mais melanina que o normal, elas parecem ser totalmente negras, mas tem sim manchas mais escuras no meio da pelagem.Uma pesquisa realizada aqui no Brasil indica que a cada dez onças pintadas uma nasce totalmente negra.

Nota -  De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Novo Progresso, a equipe de fiscalização ambiental entrou em contato direto com os envolvidos na situação para garantir que o animal tivesse o destino correto. Ainda segundo a secretaria, um casal de pescadores não identificados abordou o caseiro de uma propriedade rural, às margens do rio Jamanxim, e pediu que cuidasse do filhote de onça preta até que retornasse para buscá-lo.

O funcionário comunicou o dono da fazenda, que imediatamente entrou em contato com o "Instituto Onça Pintada" e explicou a situação. O Instituto providenciou a autorização de transporte interestadual de fauna, emitida pelo Ibama, para que o animal fosse transportado até a sede da entidade e então recebesse os devidos cuidados. Segundo o Instituto Onça Pintada, o filhote é uma fêmea de aproximadamente três meses e já se encontra em protocolo de tratamento de filhotes.

A Secretaria de Meio Ambiente de Novo Progresso ressaltou ainda que a captura, coleta e transporte de fauna silvestre, nativa ou em rota migratória sem a devida autorização e licença do órgão competente é crime ambiental, passível de multa e até prisão.


Autor: Redação AMZ Noticias


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias