Domingo, 09 de Maio de 2021

Governo estadual anuncia ampliação do Hospital Regional de Água Boa com implantação de clínica de hemodiálise




COMPARTILHE

Mais 1.300 m² de área construída e modernização da estrutura do Hospital Regional Paulo Alemão, em Água Boa, que é referência para o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia (SISMA). A proposta para tanto partiu do prefeito daquele município e presidente do SISMA, Mariano Kolankiewicz (MDB) e recebeu o sim do governador democrata Mauro Mendes, com a intervenção do deputado estadual Dr. Eugênio (PSB). Essas serão duas importantes conquistas dos usuários daquela unidade hospitalar.

O prefeito quer a ampliação e modernização do hospital. que atende a uma população de 131.570 habitantes em Água Boa (26.204), Nova Nazaré, Nova Xavantina, Gaúcha do Norte, Ribeirão Cascalheira, Campinápolis, Querência, Canarana e Cocalinho, municípios que compõem a base territorial do CISMA, que é presidido por Mariano.

Nesta terça-feira, 27, Dr. Eugênio acompanhou Mariano numa audiência concedida por Mauro Mendes a ele e a secretária de Assistência Social de Água Boa, Juliana Souza Kolankiewicz, onde o tema foi tratado. O prefeito tem um esboço do projeto e o governante pediu que ele apresente um plano para a obra, o qual será encaminhado à Secretaria de Estado de Saúde, mas assumiu compromisso de garantir sua execução.

A ampliação do Paulo Alemão não será a única ação de saúde no município. Mauro Mendes assegurou, no final de 2020,  que destinará R$ 2 milhões da Fonte 100 – pela qual o governo investe nas mais diversas áreas – na construção de uma clínica de hemodiálise naquele hospital. Esse montante é oriundo da não execução de uma emenda parlamentar do deputado Dr. Eugênio, que seria destinada à mesma finalidade, mas a mesma não foi liberada em razão de um não do à época prefeito Mauro Rosa, o Maurão (PSD), que em nome do município teria que chancelar o projeto.

O não de Maurão aconteceu quando se aproximava o dia 30 de novembro de 2020, que era o limite para a formatação da documentação para a obra. O prefeito alegou que o município não tinha unidades de terapia intensivas (UTIs) nem central de tratamento de água e condições para realização de exames da taxa de filtração glomerular.

A negativa de Maurão inviabilizou a liberação dos dois milhões de reais. Porém, o deputado Dr. Eugênio articulou com Mauro Mendes para que o governo mantivesse o projeto para atendimento ao polo de Água Boa, o que aconteceu, com o governador inclusive gravando um vídeo no qual empenha a palavra atendendo o parlamentar.


Autor: AMZ Noticias com Eduardo Gomes


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias