Seja bem vindo
Norte Araguaia,07/09/2024

  • A +
  • A -

Lideranças e produtores rurais dizem que Mato Grosso produz a carne do tipo que o mundo quer

Fonte: AMZ Notícias com Diario de Cuiabá
Lideranças e produtores rurais dizem que Mato Grosso produz a carne do tipo que o mundo quer Foto: Arquivo AMZ
Publicidade

A pergunta guia boa parte das palestras do Fórum das Cadeias Produtivas, que ocorreram, nesta semana, dentro da programação técnica da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro). Organizado pelo Sindicato Rural de Cuiabá, o evento segue até 21 de julho, no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro.

Pela manhã, três das principais entidades de classe que representam criadores de animais se reuniram para debater o momento atual do mercado de carne para Mato Grosso.O palco foi divido por representantes da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e Associação de Produtores de Ovinos e Caprinos de Mato Grosso (Ovinomat).

Diretor da Acrimat, Marco Túlio mostrou a relação do avanço do melhoramento genético com a oferta de uma carne bovina mais macia. Há dez anos, os abates de bovinos ocorriam aos cinco anos, mas hoje 30% do abate é feito em animais com menos de 24 meses. Na prática, isso significa uma carne mais macia”, observou.

Como a aplicação da ciência na pecuária de corte vai continuar, Marco Túlio acredita que a tendência é que o Estado continue avançando na produção de uma carne mais saborosa. “Vamos deixar de vender carne como commodity e passaremos a comercializar carne de prateleira, como produto premium. Essa é nossa visão de futuro: sermos referência mundial não de preço, mas de valor agregado”, antecipou o diretor.

Hoje, Mato Grosso é o Estado com maior rebanho e também o maior produtor de carne do Brasil, além de concentrar boa parte das plantas frigoríficas de bovinos. O cenário é diferente na suinocultura. Mato Grosso é o quinto maior produtor brasileiro e cerca de 25% do que é produzido é exportado pelo País.

A China continua sendo a principal importadora, respondendo por 33,8% das compras feitas em 2023 (ABCS), mas o aumento nas importações pelo México tem chamado atenção do mercado.Conforme Custódio Rodrigues, diretor executivo da Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), a região Médio-Norte do Estado abate cerca de 205 mil animais no ano.

E, embora a tendência seja de crescimento na demanda pela proteína suína, há gargalos que o estado ainda precisa superar.“A produtividade hoje é alta, mas temos custos de produção altos. O setor ainda precisa de políticas públicas estratégicas de apoio à produção”, afirmou o diretor da Acrismat.

Já a ovinocultura é uma atividade produtiva bem mais nova em Mato Grosso, quando comparada com a bovinocultura e a suinocultura. Os produtores sabem disso e, para darem conta da demanda pela proteína, estão focados em organizar melhor o setor e em investir em tecnologia de produção.

“Estamos começando do zero e temos muito trabalho pela frente. Por isso, estamos buscando ajuda e orientação do pessoal da UFMT”, afirmou Cássio Carollo, presidente da Associação Mato-grossense de Produtores de Ovinos e Caprinos (Ovinomat). Chegar à carne ovina ideal é o grande foco. “Não queremos um animal nem muito gordo, nem muito magro. Nossa meta é a melhoria da qualidade dos animais e do tempo de abate”, completou Carollo.

EXPOAGRO – O Fórum das Cadeias Produtivas é o congresso técnico da Expoagro e está na quinta edição. A programação segue até 19 de julho, sendo todas as palestras gratuitas.Maior feira agropecuária de Mato Grosso, a Expoagro é uma iniciativa do Sindicato Rural de Cuiabá, com co-realização do Governo do Estado de Mato Grosso e Cordemato.

Em sua 56ª edição neste ano, o evento tem previsão de reunir aproximadamente 300 mil pessoas nos 11 dias de duração. Além de rodeio e shows musicais, a programação inclui feira comercial com produtos e serviços agropecuários, parque de diversões para a garotada, praça de alimentação, oficinas técnicas e competições hípicas – entre outros atrativos. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.